Vou divagar um bocadinho, mas…
(folheando o documento à sua frente) Depois de falarmos sobre New Super Mario Bros. Wii num “Iwata Pergunta”, decidi descobrir se o que tínhamos dito estava correcto.
Diz aqui: “Adventure” (Aventura). Nas páginas seguintes não se fala somente da estrutura geral de Zelda, mas também de itens e de inimigos.
Sempre disseram “adventure”, quer se tratasse de “Mario” ou “Zelda”. Na segunda página, nos itens, mencionam-se bússolas, arcos e flechas, bumerangues, ouro e prata.
Na terceira página, intitulada “Enemies” (Inimigos), diz “Hakkai”. Acho que se tornou Ganon. (Nota do editor: A referência a Hakkai deve advir de “Chohakkai” (o nome japonês, conhecido por “Zhu Balie” em chinês), uma personagem com características suínas que apareceu no romance chinês do século XVI “Xi Yóu Jì” (“Saiyuki” em japonês). Habitualmente é retratado como tendo a cabeça de um porco. A história é popular na cultura japonesa.)
Ah, é 2 x 2. Então este inimigo deve ser 2 x 4. As especificações indicam como desenhar a personagem desde o início.
Acho que foi criado com as funções em mente. De qualquer modo, estou surpreendido.
As especificações originais foram criadas em 1985 e aqui estamos hoje ainda a fazer jogos Zelda baseados nessas especificações.
É óbvio que tem a aparência de um texto fonte. Sem dúvida, foi aqui que tudo começou. Mas é como se estivesse a trabalhar só na palma da mão dele... (risos) (Nota do editor: Esta referência é também do romance “Xi Yóu Jì”, em que a personagem principal “Sun Wukong” (Son Go Ku em japonês) não consegue escapar da palma da mão de Buda, apesar de ter achado arrogantemente que conseguiria.)