O mesmo se pode dizer dos puzzles do jogador secundário.
Em Spirit Tracks, acho que a equipa absorveu as suas próprias definições do que é um jogo Zelda e criou novas formas de jogar, ao mesmo tempo que protegeu as antigas tradições.
A pessoa que criou os puzzles do jogador secundário foi outro programador, tal como o director Iwamoto. Os puzzles que foram feitos são jogos que utilizam partes do cérebro diferentes do habitual.
No EAD, há muitos planeadores que vieram de Design (tal como Miyamoto-san, Tezuka-san e tu, Aonuma-san) e poucas pessoas de Programação, não é? Achas que os puzzles são diferentes do habitual porque foi um programador que os fez?
Acho. São claramente diferentes. E quando os experimentei, pensei muitas vezes: “Ah, já percebi! Nunca me iria lembrar disto!”
E acho que, depois de os jogadores resolverem esses puzzles, vão pensar: “Ena, olha lá! Sou mesmo inteligente!” É uma das melhores partes dos puzzles de Zelda.
Mas houve um que não consegui resolver. Ainda estávamos na fase de desenvolvimento e pensei: “Se calhar é um bug.” Então, fui ter com o planeador e disse: “O puzzle não dá para resolver, pois não?” E, descontraidamente, ele respondeu: “Dá, sim.” (risos)
E então, na fase final, tornou-se numa espécie de batalha cerebral entre mim e o planeador. (risos) Disse assim: “Eu vou mesmo, mesmo conseguir resolver isto!”
Mas é que te levam de facto a usar a cabeça de formas diferentes. Eu era um homem de artes liberais e por isso, se calhar, levava as coisas mais a peito. De qualquer modo, acho que podem esperar ver bons puzzles como nunca antes viram.
Ora bem, há alguma coisa que sintam ter mesmo de dizer aos jogadores sobre Spirit Tracks?
E se olhares bem para os registos do Club Nintendo, apesar de a série Zelda ser tradicionalmente para o público masculino, parece que há imensas mulheres a jogar na DS.
Uma das maiores características de Zelda é esse sentimento de realização, e ela jogou mesmo o título quando mencionou isso, por isso acho que não estava só a ser simpática.