Porque é que o subtítulo ficou “Daichi no Kiteki” (japonês para Train Whistle of the Wide World)?
Vem do nome do director Iwamoto: se abreviares “Daichi no Kiteki” ficas com “Daiki”.
Decidimo-nos por “Train Whistle” rapidamente. Claro que faz referência ao apito do comboio e o jogo tem também um dos sons característicos de Zelda.
11 Flauta de Pan: diz-se ser o instrumento mais antigo do mundo. Feito de canas, bambu ou madeira, encontra-se um pouco por todo o mundo. Contudo, nos dias de hoje, as flautas mais famosas são oriundas da Roménia e dos Andes.
Pensando na flauta de Pan, considerámos que o subtítulo poderia ser “Pan Flute of the (qualquer coisa)”, mas seria longo demais. E, para além disso, podes usar a flauta mas não é o item principal. Depois, ao pensar num “comboio” (train) lembras-te logo do seu “apito” (whistle) e como a flauta é também um apito achámos que “Train Whistle” era uma boa opção.
Por isso decidimos usar “Train Whistle”, mas não tínhamos bem a certeza do que fazer com o “qualquer coisa” no nome “Train Whistle of the…”. Foi uma verdadeira dor de cabeça.
Depois decidiu-se que “Spirit Tracks” seria o subtítulo das edições norte-americana e europeia, antes de encontrarmos o nosso. “Spirit”, espírito, significa alma e por isso tentámos o título “Train Whistle of the Soul”. Mas assim ficava com um ar um pouco sinistro, talvez mesmo assombrado. (risos) Estávamos a fazer um jogo agradável sobre andar de comboio em espaços abertos e achámos que esse título era inapropriado.
Finalmente, pedimos à equipa para nos dar sugestões e anotámos todas elas num quadro. A partir dessas sugestões, escolhemos “Train Whistle of the Wide World”.
A decisão final teve que ver com o som da frase. As palavras “Train Whistle of the Wide World” saíam-me da boca.
Depois de nos decidirmos pelo nome “Train Whistle of the Wide World”, enviámos um email a Miyamoto-san a perguntar o que achava. E ele respondeu simplesmente: “Acho bem.”