Lidar com jogadores “veteranos”
Majora’s Mask já estava terminado e o desenvolvimento de The Wind Waker 16 tinha começado. Estávamos a fazer um jogo Zelda em 3D e um jogo para uma consola portátil com a Capcom. Os dois projectos decorreram em paralelo. 16The Legend of Zelda: The Wind Waker: Jogo de acção e aventura lançado na Europa em Maio de 2003 para a Nintendo GameCube.
Em 2001, os títulos Oracle of Seasons e Oracle of Ages foram lançados e, em 2004, The Minish Cap 17. Tornei-me líder do desenvolvimento de The Minish Cap pouco depois de me ter tornado produtor. 17The Legend of Zelda: The Minish Cap: Jogo de acção e aventura lançado na Europa em Novembro de 2004 para a Game Boy Advance.
Exactamente. E enquanto estava a fazer Twilight Princess, estávamos a fazer Phantom Hourglass 19 para a DS. 19The Legend of Zelda: Phantom Hourglass: Jogo de acção e aventura lançado na Europa em Outubro de 2007 enquanto primeiro título da série Zelda para a Nintendo DS.
Sim. Foram precisos três anos para completar Phantom Hourglass e dois para Spirit Tracks. Em termos Zelda, navegámos sem obstáculos. (risos)
Sim, penso que se pode dizer isso. (risos) Tezuka-san e Nakago-san, ouvi dizer que, em vez de participar directamente no desenvolvimento de Spirit Tracks, interpretaram o papel de testers no decorrer do desenvolvimento.
Testámos o jogo enquanto ainda estava em desenvolvimento e demos a nossa opinião. Joguei-o até ao fim e achei que era bom.
Nakago-san, não mintas! Foram várias as ocasiões em que paraste e disseste: “Isto assim não pode ser!” (risos)
Hum… Vou contar como se passaram as coisas. Quando se trata de jogos Zelda, é necessário ter alguma compreensão para com os jogadores que os jogam pela primeira vez. Eu era produtor e por isso, tal como Miyamoto-san, mantinha-me atento e ia ajustando um pormenor aqui e ali na fase inicial de desenvolvimento. Depois, a meio do processo, dois consultores mais velhos juntaram-se subitamente à equipa. Mas, como eram apenas testers, rapidamente ultrapassaram aquilo em que eu trabalhara.
Claro que iriam encontrar problemas nos sítios que ainda não tinhas melhorado. (risos)
Deram-me um raspanete sobre sítios que ainda nem sequer tinha visto dizendo: “Até aqui está tudo bem, mas depois é horrível.” E eu corria de um lado para o outro para fazer as correcções.
Sei bem que a maneira de falar de dois do Trio Manzai pode ser agressiva quando se põem a criticar.