O desenvolvimento começou e, Ikebata-san, trocavas impressões com o Miyamoto-san de duas em duas semanas.
Não ia falar com ele sozinho, levava vários membros da equipa comigo, por isso, no início, pensei que ele tentava aliviar o nosso nervosismo.
Mas ele explicou como, na estrutura de um drama, os acontecimentos da história se desenvolvem num único episódio, como era produzido e filmado, por isso percebi que prestar atenção a esses pormenores enquanto se vê programas de televisão é importante para o desenvolvimento de jogos. E o Miyamoto-san via programas que eu nunca tinha visto, por isso tentava vê-los na semana seguinte.
Tenho de esclarecer que não empurrava trabalho para os outros enquanto me limitava a ver televisão. Gravava os programas e via tudo de noite! (risos)
Ou seja, visto que podes perguntar isso, todos os que estão na reunião preparam um sumário dos pontos principais e, por causa disso, todos se concentram mais durante as reuniões.
Mas quando perguntei “Então?” ao Ikebata-san e aos outros, foi ligeiramente diferente da pergunta que faço em reuniões habituais. Queria saber se o rumo do trabalho deles avançava ou recuava, se tinham algum problema, se queriam que os deixassem em paz ou o que queriam.
Mas, pensando nisso mais tarde, falar sobre programas de televisão forneceu dicas para o desenvolvimento, porque perguntava que cenas eram ou não importantes. Esse é um dos aspetos mais importantes quando se faz um jogo.
Quando ouvias o Miyamoto-san dizer essas coisas, como as transmitias à Next Level Games?
Por isso, para os ajudar a ter a mesma ideia, pegava na cena de um filme e perguntava como seria possível criar algo que fizesse com que os outros sentissem empatia.