Super Mario Galaxy, o primeiro jogo de acção Mario em 3D para a Wii, chega às lojas no dia 1 de Novembro (16 de Novembro na Europa). Sei que há umas quantas pessoas que se questionam sobre a adequação de um jogo de acção Mario em 3D para esta consola. Por isso, decidi perguntar aos criadores qual o objectivo por trás da criação do último título da série Mario. Por falar nisso, desta vez pedi ajuda e Akinori Sao, antigo chefe de redacção da revista Nintendo Dream e escritor freelancer, vai participar na entrevista. Sao-san, obrigado por estares aqui connosco.
Boa memória, hein! (risos) Na altura, tinha-te pedido para fazeres uma longa entrevista comigo. Mesmo assim, desta vez parece que estou um pouco mais nervoso por ser uma ocasião tão especial e por estar numa posição diferente. Mas, ao mesmo tempo, estou muito contente por poder falar com os criadores sobre o verdadeiro sucessor da série de jogos de acção Mario em 3D nesta entrevista em quatro partes.
O jogo Super Mario Galaxy foi desenvolvido pelo Departamento de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento (EAD) dos escritórios de Tóquio. A equipa está agora na fase mais ocupada do desenvolvimento, por isso decidi vir a Tóquio pessoalmente. Assim, esta entrevista e a próxima (as primeiras duas de quatro) serão divulgadas junto dos nossos leitores enquanto entrevistas especiais de “Iwata Pergunta (Edição Viagem de Negócios)”. Posto isto, e no que diz respeito à primeira parte destas entrevistas, gostaria de entrevistar o produtor e o director do projecto. Vamos às apresentações?
Chamo-me Shimizu e sou produtor no EAD de Tóquio. Quanto ao jogo Super Mario Galaxy, a minha principal tarefa foi criar um ambiente de trabalho que permitisse que todos os membros da equipa se concentrassem no desenvolvimento.
Olá, sou o Koizumi, também do EAD de Tóquio, onde trabalhei enquanto director deste projecto. Uma vez que Shimizu-san tratou da questão da comunicação com todas as fontes externas, pude deixar-me absorver por completo no desenvolvimento com o resto da equipa no laboratório. Ah, e também era minha função “interpretar” os comentários que Shigeru Miyamoto dirigia aos criadores.
Por motivos técnicos. Em Mario 128, a plataforma foi construída em forma de disco voador, mas alterá-la para uma forma esférica onde Mario pudesse andar à vontade requeria um nível muito avançado de perícia técnica. Também achei que a motivação dos membros da equipa tinha de ser extremamente elevada para conseguirmos ultrapassar este obstáculo.
Por mero acaso, Miyamoto-san já me tinha falado das plataformas esféricas cinco anos antes, embora nessa altura não compreendesse bem porque é que ter uma forma esférica seria assim tão inovadora. Mas, à medida que Mario Galaxy ganhava forma, comecei finalmente a perceber.
Na altura, sentia o mesmo. Parecia ser interessante, mas não sabia se compensava o esforço. Pensando bem, acho que todas as pessoas da equipa partilhavam da mesma opinião. Mas Miyamoto-san insistia e insistia que era algo que tinha de acontecer.
Há cerca de dois anos, depois de completarmos Donkey Kong Jungle Beat3 para a GameCube, ficámos disponíveis e começámos a planear o nosso próximo jogo. Sugeri criarmos um jogo novo e original, mas depois Miyamoto-san disse com ar triste: “Gostava tanto que vocês fizessem um jogo com personagens da Nintendo..." (risos) 3 Donkey Kong Jungle Beat é um jogo de acção de scroll lateral para a Nintendo GameCube que pode ser jogado com DK Bongos, um comando opcional em forma de bongos.