Já que estamos a falar de Super Mario Galaxy 2, pensei que devia perguntar também pelo som, por isso reuni-vos aqui.
É verdade, parece que no início não havia planos para fazer isto. Mas eu queria perguntar e a minha proposta pode ter puxado o assunto. (risos)
O "som de Mario" é largamente conhecido no mundo inteiro. Até no campo da música de videojogos, tem uma longa história. Sempre que temos uma proposta nova, é preciso, ao mesmo tempo, garantir que damos continuidade à tradição existente. Penso que isso deve causar muita pressão. E desta vez, Iwata Pergunta: Super Mario Galaxy, gravaram uma orquestra. Gostava que falassem disso, tal como de outras coisas. Agradeço desde já.
Muito bem, gostava que se apresentassem e que nos falassem um pouco do que fizeram. Vamos começar por Kondo-san.
Chamo-me Kondo e trabalho na Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Desta vez, como no trabalho anterior, Mario Galaxy1, Yokota-san foi o director de som e eu fui responsável por várias melodias. 1 Mario Galaxy é Super Mario Galaxy, um jogo de plataforma para a consola Wii lançado no mundo inteiro em Novembro de 2007.
Então Yokota-san trabalhou com o som como um todo e tu estiveste em segundo plano, a observá-lo, e também fizeste algum trabalho. Foi mais ou menos isso?
Isso mesmo. Também fui uma espécie de supervisor. Fui responsável por ouvir todas as melodias terminadas e decidir se a música se "adequava" ou não a um jogo de Mario.
Chamo-me Yokota e trabalho no EAD, Secção de Desenvolvimento de Software de Tóquio. Fui o director de som do jogo anterior, Mario Galaxy, e desempenhei a mesma função neste jogo. Criámos muita música nova para esta sequela, por isso... espero que todos a ouçam bastante.
Quer dizer que, apesar de ser uma sequela, não se limitaram a reciclar a música do jogo anterior.
Isso mesmo. Na verdade, Miyamoto-san disse-nos que estávamos a esforçar-nos demasiado. Disse: "Se dependesse de vocês, iam tentar fazer tudo de uma maneira nova, mas há jogadores que adoraram a música do jogo anterior e que esperam ansiosos por a ouvir outra vez".
Claro que é importante proteger a tradição e queremos agradar aos jogadores que gostaram do jogo anterior. Mas, assim sendo, têm de lidar com isso e com o facto de que não é divertido fazer um jogo igual ao anterior. O que fizeram?