O que queres dizer ao certo?
A não ser que tenhamos cuidado, os jogos como os da série Mario, que podem ser jogados por crianças, tendem a tornar-se gradualmente infantis. Os responsáveis pela criação do jogo tendem a fazê-lo inconscientemente. Por exemplo, pode ser criado um guião com as frases de Mario. Até sugeriram escrever “Onde foi a minha mamã?”. Quando alguém na casa dos cinquenta, tal como eu, ouve a sua personagem a falar de forma infantil, não cai muito bem. Afinal, e à partida, Mario nunca foi um jogo para crianças. Quando estou a criar um jogo, tento lembrar-me de que há pessoas na casa dos cinquenta que também vão jogá-lo. Este vaivém também acontece em relação a outras questões. “Podemos fazer Mario falar?” “Não, Mario é o jogador e, por isso, não deve falar.” Dessa forma. Mas ele diz coisas como “mamma mia” e, por isso, as pessoas diziam “Espera aí…Ele está a falar, não está?!” (risos)
Exactamente. Após a conversa que tive com Koizumi-san, apercebi-me de que essas coisas não são essenciais. O mais importante é se o mundo do jogo causa impacto no jogador à medida que este joga. Por exemplo, quando vês um filme que foi feito com um grande orçamento podes ficar fascinado com a pirotecnia mas, ao mesmo tempo, sabes que há algo que não é familiar.
Exacto. Se não está a ter impacto, não consegues entrar no filme. No caso de Super Mario Galaxy 2, queríamos uma quantidade adequada de história e filmes e, por isso, criámos bastantes novos inimigos. No entanto, queríamos que esta criação fosse completamente dedicada a manter a essência deste jogo em particular. Se não o tivéssemos feito, alguns jogadores teriam pensamentos como “Porque é que este inimigo está aqui?” e distrair-se-iam da experiência.
Penso que isso está intimamente relacionado com a razão que levou a que New Super Mario Bros. Wii 14 tenha tantos seguidores por todo o mundo. 14New Super Mario Bros. Wii: Um jogo de acção lançado na Europa em Novembro de 2009 para a Wii.
Penso que está ligado ao facto de termos sido capazes de dar às pessoas algo com o qual sentem uma ligação.
Penso que sim. Quando os inimigos causam impacto, tu entras activamente em confronto com eles. Reparas em aspectos como o facto de um determinado inimigo não ser assustado. Mas, da próxima vez que esse inimigo surge, a cor é ligeiramente diferente e cospe duas pedras em vez de uma e, assim, pensas que deve ser mais forte. Percebes estas coisas sozinho e testas este conhecimento. Este tipo de interacção é interessante. Quanto mais interacção, maior será o impacto causado pelo jogo. E penso que se pode sentir uma certa inevitabilidade de lá estares neste aspecto.
Por isso, apesar de um drama televisivo poder ter um milieu geral que, normalmente, não teria qualquer interesse para ti, se as personagens que nele intervêm parecerem pessoas reais da tua vida, o programa vai ter um impacto em ti e vais ser capaz de te interessar por ele. Penso que se passa o mesmo com os videojogos.
Criaste Super Mario Galaxy 2 para que causasse impacto. Como é que isso mudou a impressão que o jogo causa?
Pedi a Tezuka-san que o jogasse e me dissesse o que pensava. Disse-me, imediatamente, que o ritmo tinha melhorado.