Músicas ao estilo Big Band
Ora bem, soube que foi muito difícil conseguir a aprovação de Miyamoto-san para a gravação da orquestra, quando fizeram o jogo anterior. Como correu desta vez?
Desta vez, a abordagem também foi muito tímida. Como fizemos o mesmo no jogo anterior, seria de esperar que ele desse logo a autorização. Mas, por outro lado, visto que se tratava de uma sequela, receámos que pudesse dizer: "Porque é que não usam a música criada para o jogo anterior?" Assim, para mostrar primeiro a Miyamoto-san como a música do jogo anterior tinha funcionado bem, criámos algum material para lhe apresentar.
Então reuniram material para lhe mostrar o valor existente numa gravação de orquestra?
Isso mesmo. Demorámos dois dias a reunir o material, demo-lo ao Miyamoto-san e dissemos para o analisar primeiro. Depois dissemos, muito timidamente: "Gostávamos que também gravasse a orquestra deste jogo." E, sem hesitar, ele respondeu: "Claro. Porque não?" Sem mais nem menos. "Fizemos isso no jogo anterior, suponho que os músicos também vão gostar da ideia", disse ele. Assim, quando nos disse "nesse caso, porque não", respondemos: "Óptimo. Então vamos levar este material de volta, para continuarmos a trabalhar!"
É claramente diferente da música de orquestra. Diria que esta peça tem algo de nostálgico, como se sentíssemos a presença dos jogos Mario anteriores.
Bom, durante o último "Iwata Pergunta", disse qualquer coisa como: “Gostava de ter criado mais canções, mas não pude criar muitas.”
Então, desta vez fui responsável por cinco músicas, mas, na verdade, pensei que tinha recebido tópicos difíceis para três delas: a música do Yoshi que acabámos de ouvir (Yoshi Star Galaxy) e a música que toca na Starship Mario, além da música da Fortaleza de Bowser Jr.. Pensei que podia ser uma vingança subtil de Yokota-san, por ter dito isso.
Visto que Yoshi aparece pela primeira vez neste jogo, pensei que, se fosse eu a compor a melodia, iria provavelmente tornar-se uma extensão da música de Super Mario Galaxy.
Então decidiste chamar alguém diferente, alguém com gostos diferentes, que fizesse realçar mais o Yoshi.