Kondo-san, reparaste nalguma mudança na forma de trabalho de Yokota-san, entre o jogo anterior e este?
Penso que esteve bastante atento à parte poética. Também conseguiu transferir o ambiente do jogo anterior, por isso tudo parecia estar bem e unificado.
Exacto. E, há algum tempo, Yokota-san disse que era muito importante que a música de Mario fosse divertida. Sempre tive dificuldade em comunicar o que faz com que uma música seja de Mario. Nunca consigo pôr isso em palavras. Depois, um dia, reuni todo o pessoal da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento e dei a todos a oportunidade de falar daquilo em que tinham reparado ao criar esta sequela. Durante a sessão, um membro da equipa comentou que a música de Mario não usa acordes menores.7 7 De modo geral, os acordes menores são considerados sombrios e os acordes maiores são considerados alegres.
O facto de não serem usados acordes menores parece estar realmente relacionado com a sua “alegria”.
Sim, um “sorriso grande”, é isso mesmo que queremos. (risos) Sabes, houve pessoas que disseram que esse som de “vá lá, tenta outra vez”, que toca quando fazemos asneira, era um “som Mario”.
Isso mesmo. E só percebi isso quando mo disseram. Tenho cuidado com muitas coisas quando crio músicas para os jogos Mario, mas não as conseguia exprimir em palavras. No entanto, quando tentei analisar a minha própria música, um dia, percebi que a música de fundo do Mundo 1-1 de Super Mario Bros.8 pode ter sido sincronizada com a passada de Mario. 8 Super Mario Bros. Um jogo de plataforma de scroller lateral, lançado para a NES no Japão, em Setembro de 1985. Foi depois lançado na Europa em 1987.
No início, quando ele começa a andar, faz: “Da dum dum dum dah.” Depois, quando encontra o Goomba e volta atrás para cronometrar o salto e avança de novo, a música faz “Dum da da, Dum da da”. Por fim, quando ele começa a andar, salta e cai com força, faz “Da dum dum dum dah, da da dah!”, assim. A melodia assemelha-se bastante aos movimentos de Mario. Quando a escrevi, não pensei em nada disso. Contudo, creio que tinha essa imagem cá dentro, latente, por isso a música saiu assim. Talvez seja rebuscado, não sei. (risos)
Em New Super Mario Bros. Wii existe um mapa do mundo. Quando criei a música para essa parte, esforcei-me imenso e acabou por me surgir uma melodia. Até eu pensava que tinha criado algo muito bom. Mas depois, quando pedi ao Kondo-san que ouvisse, ele disse-me: “Isto não vai resultar. Não podemos ter uma música boa aqui.”
Disse que o mapa do mundo não era um lugar onde os jogadores deviam passar muito tempo. Tínhamos de fazer com que voltassem para o mundo da aventura o mais depressa possível.