Hayashida-san, o que pensaste quando se decidiu, no início do desenvolvimento, que o Yoshi ia aparecer?
Achei que era uma ideia apelativa. Achei que a possibilidade de jogar um nível com o Yoshi, para além de se jogar com Mario, iria resultar na multiplicação dos elementos de jogabilidade. E, já que estávamos a fazer um jogo novo, quisemos introduzir alguns controlos novos. Controlas o Yoshi com o ponteiro do Comando Remoto Wii. Por isso, ficou perfeito.
No início estavam completamente vazios mas, de repente, começam a ter ideias positivas.
Escrevemos especificações sobre os controlos logo no início e, basicamente, limitámo-nos a segui-las.
Quando falámos sobre esta acção de puxar, Miyamoto-san gabou-se de como isso salta à vista como uma das principais atracções do jogo. Miyamoto-san não costuma dizer esse tipo de coisas frequentemente. Por isso, fiquei bastante impressionado. Ele disse “A forma como puxas as coisas e como elas saem – puxas…e saltam! – é diferente de tudo aquilo que já experienciaste.”
No início, havia apenas um sítio onde se puxava, mas Miyamoto-san achou que era óptimo e, então, começámos a usá-lo em todo lado. Para combater inimigos, por exemplo.
Comer não é nenhuma surpresa para os jogadores quando sabem que podem usar o Yoshi e, como é natural, quisemos usar uma série de coisas diferentes.
Estava apenas a tentar dar um exemplo. Balbuciei algo como “Quando o Yoshi come uma fruta, devíamos fazer com que os jogadores possam perceber imediatamente quais os efeitos, como, por exemplo, o Yoshi inchar de repente e começar a flutuar.” E, quando dei por isso, o Yoshi tinha o aspecto que tem hoje! (risos)
Desta vez, sempre que o Yoshi come alguma coisa, há algo que acontece imediatamente.
O amor pelo Yoshi. Da equipa de desenvolvimento, das pessoas no Mario Club7 e de toda a gente na Nintendo América. As pessoas que gostam realmente do Yoshi enviam-nos todo o tipo de comentários fervorosos, até sobre os controlos, tal como “Isto não está certo!” e “O Yoshi não salta dessa forma!” 7Mario Club Co., Ltd.: Os membros corrigem bugs e testam software que está a ser desenvolvido pela Nintendo.
O “meu” Yoshi? (risos) Cada pessoa tem a sua ideia do Yoshi. Por isso, deve ter sido muito difícil compatibilizar essas ideias.