Quando vi Mario Galaxy 2, senti que estava verdadeiramente repleto de ideias divertidas. Já estava a rebentar pelas costuras nas fases iniciais de desenvolvimento. Que tipo de processo levaram a cabo para conseguir tal proeza?
Como estávamos a fazer uma verdadeira sequela, não podíamos limitar-nos a criar uma nova personagem. Precisávamos de algo que servisse como um eixo completamente novo em torno do qual o jogo se pudesse desenrolar. No início, era esse o conceito subjacente a “mais”. No entanto, mais tarde, decidimos concentrar-nos no conceito de “troca”.
Trata-se da forma como, quando se faz algo como clicar num botão, o mundo circundante muda repentinamente.
Ah, estou a ver. O botão muda o ambiente, e não se trata de uma pequena mudança. Trata-se um de uma mudança enorme e dinâmica.
Senti que precisávamos de algo que tivesse um impacto substancialmente diferente daquele provocado pelo primeiro jogo. No início, quando tivemos a ideia de usar o motor do primeiro jogo como ponto de partida, acho que toda a gente pensou em Majora's Mask.
Quando fizemos Majora's Mask, no seguimento de Ocarina of Time, adoptámos o “sistema dos três dias”.11 Trata-se de um sistema que muda repentinamente o mundo do jogo. 11Sistema dos três dias: No jogo, o mundo acaba quando passa um determinado período de três dias. Por isso, para continuar a jogar, o jogador precisa de voltar à manhã do primeiro dia.
Então, para Mario Galaxy 2 também tentaram pensar num sistema segundo o qual fossem capazes de mudar todo o mundo do jogo.
Graças a todos os problemas que tínhamos tido com Zelda, eu já sabia que era necessário que todos os elementos encaixassem. Às vezes, temos de desistir de tudo aquilo que já fizemos até à altura.
Tinha receio disso. Por isso, decidi que não devíamos ficar tão presos à ideia de criar um novo eixo à volta do qual o jogo se desenrolaria e disse a Hayashida-san que era apenas necessário dedicarmo-nos a criar conteúdos interessantes.
Exacto. Criar jogos Mario sempre teve a ver com levar a cabo desenvolvimentos experimentais daquilo que pode vir a ser uma ideia divertida, pôr de parte aquilo que não funciona e juntar o que resta. Koizumi-san e Miyamoto-san disseram-me isso. Então, decidi mudar a minha política e, em vez de ficar preso ao conceito de “troca”, limitei-me a criar algo divertido.