Mais ou menos entre 2004 e 2006, ainda não tinham sido formadas teorias claras sobre o que acontece dentro do cérebro. À medida que o jogo Brain Training se foi tornando popular, foram surgindo dúvidas quanto à sua exatidão científica. A popularidade dos jogos deve ter-lhe causado alguns problemas, Dr. Kawashima.
Não, de todo. Mas com Brain Training, pela primeira vez, criou-se um produto que declarava utilizar informação científica sobre o que se passa no cérebro – era um jogo que dizia estimular a área pré-frontal do cérebro, basicamente. Só isso era um marco histórico, por isso é uma pena que não tenha havido muita gente interessada em analisar este aspeto do jogo.
Penso também que não se deu muita atenção ao facto de Brain Training ser um elemento valioso ao facilitar a comunicação entre gerações.
Utilizou-se topografia ótica 3 para provar que há um aumento no fluxo sanguíneo no cérebro quando se joga Brain Training. Por outras palavras, o jogo faz o cérebro funcionar. Por outro lado, não se formularam na altura quaisquer teorias sobre o tipo de alterações no cérebro após uma sessão de jogo. Será que a investigação entretanto já encontrou respostas para esta questão?3 A topografia ótica é um procedimento médico utilizado para examinar a atividade cerebral. Mede a atividade na superfície do cérebro, nas áreas responsáveis pela linguagem e pelas tarefas motoras, entre outras.
Bem, antes de mais, já foi provado que há melhorias em várias funções cerebrais em adultos que joguem Brain Training. Verificou-se esta situação através da utilização de vários indicadores psicológicos.
Também se descobriu que utilizar software de treino de memória num computador, em vez de Brain Training na consola Nintendo DS, não melhora significativamente as funções cerebrais. Estes testes surgem como exercícios de lógica para treinar o cérebro, mas as análises no âmbito da topografia ótica demonstram que não há propriamente atividade na área pré-frontal.
Ou seja, mesmo que esses exercícios inicialmente pareçam idênticos aos de Brain Training, não se está a treinar o cérebro a menos que se esteja a desempenhar vários processos em simultâneo – por exemplo, ler um problema, fazer um cálculo e escrever a resposta com o stylus da Nintendo DS.
Compreendo. Portanto, mede-se a atividade cerebral com um método tal como a topografia ótica, que permite observar o fluxo sanguíneo dentro do cérebro, podendo assim concluir-se se o cérebro está ou não a ser sobrecarregado. Lembro-me de termos criado, quando estávamos a desenvolver Brain Training, uma série de exercícios baseados nas suas teorias. No entanto, acabámos por pôr de lado muitos desses exercícios porque, apesar de a lógica nos dizer que iriam estimular o cérebro, o Dr. Kawashima informou-nos que causavam um “abrandamento”. Isto só prova que é impossível saber o que estimula o cérebro sem a observação da atividade cerebral.