Já disse que gostava de ver jovens jogar Devilish Brain Training. Porquê? Com Brain Training, a ideia é a de que à medida que envelhecemos o cérebro enfraquece mas que podemos envelhecer de forma inteligente se estimularmos o cérebro regularmente.
Bem, primeiro devo esclarecer quais são as diferenças entre o título anterior, Brain Training, e o novo, Devilish Brain Training. Brain Training tem como objetivo melhorar a velocidade de processamento da memória de trabalho do jogador11. Devilish Brain Training tem como objetivo aumentar a capacidade da memória de trabalho.
Quando somos jovens, a velocidade de processamento é muito rápida mas à medida que envelhecemos torna-se mais lenta. É por isso que é muito importante melhorar a velocidade de processamento das pessoas mais velhas. A velocidade de processamento dos jovens já é rápida e, apesar de a poderem aumentar ainda mais, há pouco espaço para melhorias.11 Nem todos os exercícios de Brain Training foram criados para melhorar a velocidade de processamento da memória de trabalho. Neste jogo, os exercícios que treinam a velocidade de processamento estão categorizados como suplementos ou “Training Supplements”, enquanto os outros exercícios estão incluídos na categoria Brain Training.
A capacidade da memória de trabalho também diminui com a idade, mas não há uma grande diferença entre pessoas novas e velhas. Diz-se muitas vezes na psicologia que, em média, nos conseguimos lembrar de sete itens ao mesmo tempo.
E esse argumento foi usado como explicação muitas vezes para os números de telefone terem sete dígitos, não é verdade?
É verdade. Tanto as crianças e jovens como as pessoas entre os 60 e os 70 anos conseguem, em média, lembrar-se de sete itens ao mesmo tempo. As pessoas mais jovens conseguem lembrar-se habitualmente de sete, oito ou nove itens, e as pessoas mais velhas conseguem lembrar-se de sete, seis ou cinco – a diferença não é muita. Contudo, com treino este número pode aumentar imenso. Ao fazer exercícios “n-back”, uma pessoa normal só se lembra de dois problemas atrás, mas este número pode aumentar até dez vezes com treino.
Tendo em consideração que criou Devilish Brain Training parcialmente em seu benefício, Dr. Kawashima, pressuponho que tenha pena de não o ter descoberto quando era mais novo.
E tenho. O potencial de melhorias é tão grande que tenho a certeza de que estaria num sítio diferente se tivesse usado este software quando era mais novo.
Brain Training aumenta a frequência de relógio12, acelerando assim o processamento. Devilish Brain Training, por outro lado, aumenta a capacidade de memória RAM do computador13. Sem memória RAM suficiente, o computador não responde, mesmo que o CPU seja rápido. Simplesmente, torna-se impossível tratar toda a informação. Iwata-san, de certeza que já reparou que, ao jogar Devilish Brain Training, para de responder e que a sua memória interna se torna volátil.14 (risos)12 Frequência de relógio é a velocidade do processamento entre cada parte de um circuito num computador. Quanto maior a frequência do relógio, maior o poder de processamento do computador.13 Memória RAM ou “random access memory” é uma forma de armazenamento de dados usada por computadores.14 A memória que se torna volátil vaporiza-se e desaparece.