A propósito, também há uma coisa a que podemos chamar “memória de trabalho inconsciente”, não é? Por exemplo, às vezes quando se olha de relance para dados, o instinto diz que há qualquer coisa que não está bem. Faz-me pensar que há uma espécie de processamento secundário a acontecer no cérebro... Acontece algo semelhante quando um perito olha de relance para uma peça de arte e instintivamente sabe que é falsa. Será uma manifestação da memória de trabalho? Qual é a sua opinião enquanto especialista neurológico, Dr. Kawashima?
Bem, pensa-se que a memória de trabalho funciona tal como acabou de descrever. A parte do cérebro que controlamos conscientemente é bastante pequena e a parte que controlamos subliminarmente é muito grande. A teoria atual é a de que o cérebro está sempre a processar informação num plano secundário, embora só a informação necessária entre na consciência. O processamento secundário é efetuado pela memória de trabalho, por isso jogar Devilish Brain Training irá alargar esta aptidão. Esta experiência estará presente ao jogar “Devilish Calculations”.
Precisamente. Uma pessoa que jogou “Devilish Calculations” disse-me que as respostas começaram a surgir na cabeça enquanto jogava, apesar de conscientemente não se lembrar delas.
Quer dizer que a sua memória de trabalho consciente alcançou o limite nas “Devilish Calculations”, dando resposta ao terceiro problema atrás, mas que para responder a um problema quatro vezes atrás era necessário utilizar a memória de trabalho inconsciente?
É isso mesmo. Sabemos a resposta, apesar de não termos consciência disso. Simplesmente damos a resposta. É necessário trazer à superfície algo enterrado mais fundo do que os números que pairam na nossa cabeça. Algo que se esconde nas sombras por detrás da memória consciente, que se apresenta de repente. Até eu acho este processo incrivelmente misterioso. Já tive momentos em que senti que o meu cérebro tinha mudado.
Nesse sentido, e no sentido de que treinar a memória de trabalho aumenta realmente o potencial de funções cerebrais mais profundas de várias formas, trata-se de um campo em que vê muitas possibilidades.
Muitas mesmo. Por isso, embora ache que Devilish Brain Training é uma oportunidade para muitas pessoas treinarem os seus próprios cérebros, pessoalmente estou ansioso para ver que tipo de alterações ocorre.
Para além das melhorias óbvias nas funções cerebrais tais como uma melhor memória, acha que haverá outras alterações nos cérebros das pessoas?
Os humanos não são muito bons a percecionar mudanças graduais, pois não? Só conseguimos detetar mudanças grandes, e é mais provável que reconheçamos mudanças em pessoas que não vemos há muito tempo ou a quem não temos dado muita atenção.
De certeza que também faz apresentações que terminam com sessões de perguntas e respostas, Iwata-san. No passado, se uma questão tivesse três partes, por exemplo, eu pensaria na questão e responderia a cada parte. No entanto, hoje em dia, basta relaxar um pouco para não me lembrar da terceira parte da questão. Aqui está uma prova de a capacidade da minha memória de trabalho ter encolhido. (risos)
Este software propõe ajudar pessoas a partir de uma certa idade a recuperar o desempenho máximo que tinham quando eram jovens, e propõe ajudar os mais jovens a alcançar o seu potencial máximo, ainda não atingido.