(Nota do editor: Todos os vídeos mostrados nesta entrevista foram retirados da versão japonesa dos jogos relevantes.)
Devilish Brain Training demorou algum tempo a criar. Isso significou que o longo período de desenvolvimento foi relativamente parco em trabalho?
Em relação ao Brain Training1 original, lançámos dois títulos num curto período de tempo. Mas, agora, o contexto é completamente diferente e o conceito central deste título não foi nada simples. Hoje gostaria de falar da abordagem a este título e do processo de criação de Devilish Brain Training. Obrigado pela vossa presença aqui hoje.1. Dr. Kawashima’s Brain Training: How Old is Your Brain?: um título lançado para a Nintendo DS na Europa em junho de 2006. Uma sequela, More Brain Training from Dr. Kawashima: How Old Is Your Brain?, foi lançado na Europa em junho de 2007.
O meu nome é Takahashi e fui o produtor geral do projeto. Supervisionei o fluxo geral do desenvolvimento e de vez em quando dava conselhos e perguntava coisas do género: “Tens a certeza de que esta é a direção certa a seguir?”
Também criaste uma grande quantidade de código para os títulos Brain Training anteriores como diretor. Desta vez também escreveste código?
O meu nome é Kitamura e trabalhei como diretora. De todos nós, que aqui estamos hoje, sou a pessoa que está envolvida em Devilish Brain Training há mais tempo.
O meu nome é Ito e também trabalhei como diretor. Juntei-me a este projeto a meio do desenvolvimento como programador, mas para além da programação, fui responsável por todos os tipos de outras coisas.
Então isso foi mais ou menos a meio do processo de desenvolvimento. O desenvolvimento de Devilish Brain Training começou quando o Dr. Kawashima nos consultou em relação a produzirmos um protótipo de um título, dizendo: “Quero que façam uma coisa deste género.”
Certo. O título foi usado originalmente para investigação na universidade e envolveu o aparecimento de uma série de problemas de cálculo, um a seguir ao outro. É um tipo de exercício chamado “n-back”2, que implica responder a um problema que já apareceu um determinado número de vezes antes. O projeto teve início há cerca de três anos, quando recebemos o pedido de transporte para a Nintendo DS.2. Exercícios “n-back”: Exercícios que requerem que o jogador dê a resposta a um problema já apresentado um determinado número de vezes anteriormente, em que “N” é esse número em vez da resposta ao problema apresentado no momento. ‘1-back’ requer que os jogadores deem uma resposta ao problema apresentado anteriormente, ‘2-back’ requer que os jogadores deem uma resposta para o problema apresentado duas vezes anteriormente, e por aí fora.
Então esse protótipo foi o ponto de partida. Depois, o Dr. Kawashima apresentou ideias concretas para o desenvolver e tornou-se uma proposta de jogo elaborada, certo?