Isso foi muito curioso, não foi? É difícil imaginar que há uma correlação entre a criatividade e a memória de trabalho.
Eu conduzi uma investigação sobre o cérebro cujo objetivo era responder à questão “o que é a criatividade?” Mostrei uma fotografia de um gato e uma fotografia de um escadote a alunos e pedi-lhes que pensassem no que podiam fazer combinando as duas coisas. Quando os alunos pensaram no assunto utilizaram a área pré-frontal. Por outras palavras, a “criatividade” passível de ser medida é a mesma coisa que a memória de trabalho, ou pelo menos é possível que a criatividade e a memória de trabalho utilizem as mesmas áreas do cérebro. Portanto, apesar de ambos os conceitos parecerem distantes do ponto de vista psicológico, a hipótese que coloco é a de que são a mesma coisa, ou algo semelhante, no cérebro.
E ao fazer experiências comparativas numa amostra significativa de ratos a diferença foi notória, não é assim?
É verdade. Também confirmámos que o número de sinapses do cérebro estava a aumentar nos cérebros dos ratos submetidos a exercícios. Para além disso, sabemos agora que a forma como os interruptores genéticos se ligam e desligam também se altera. Isto leva-me a pensar que os exercícios talvez mudem o padrão de expressão dos genes em certas regiões, e que isto pode estar relacionado com um aumento no volume do cérebro. Um dos meus sonhos a curto prazo é pôr ratos a jogar Brain Training.
Sim. Mas eles não podem usar a Nintendo DS! (risos) Basicamente, quero que os ratos façam exercícios que requeiram a utilização do cérebro. Se conseguir fazê-lo, poderei verificar o mesmo fenómeno que ocorre nos humanos – ou seja, alterações em várias regiões do cérebro. Ao comparar padrões de expressão de genes em partes do cérebro utilizadas e também em partes do cérebro não utilizadas mas que ainda assim demonstrem um aumento de volume, poderei revelar mais segredos.
Sim. Exatamente há três anos pediu à Nintendo para fazer um novo jogo de exercícios para a Nintendo DS que pudesse usar numa experiência. Gostaria de perguntar-lhe o que fez com o software que a equipa de Brain Training criou para si.
Claro. Um amigo meu é professor na Universidade de Sendai, uma escola de Educação Física de onde saíram vários atletas que participaram nos Jogos Olímpicos de inverno. Outro professor dessa universidade abordou-nos no sentido de melhorar o desempenho dos atletas de skeleton, em que o atleta fica deitado de bruços e guia o trenó apenas com os joelhos, tronco e cabeça.