Acho que há uma ligação perdida entre Super Mario 2D e 3D. Para voltar à história de Super Mario, sinto que existe um abismo entre Super Mario World4 e Super Mario 64.5 Quis fazer algo que preenchesse essa lacuna e consegui fazer isso com a Bandeirola. 4Super Mario World: Um jogo de ação lançado para a consola SNES na Europa, em abril de 1992. 5Super Mario 64: O primeiro jogo de ação 3D da série Super Mario. Lançado para a consola Nintendo 64 em setembro de 1996.
Regressaste ao antigo critério de Super Mario 2D para terminar um nível, que era agarrar a Bandeirola. Nos jogos Super Mario 3D, é sempre preciso apanhar uma Estrela.
Foi a grande mudança para nós. Ao contrário da Bandeirola, que estava sempre no final do nível, a Estrela podia estar escondida num lugar secreto.
Essa era a parte divertida de um jogo Super Mario 3D, o elemento da procura. Era divertido vaguear por um cenário extenso e procurar o objetivo. Mas, desta vez, pusemos essa ideia de lado e decidimos criar um jogo que regressa à ideia original de alcançar a Bandeirola no final do nivel.
Estava muito nervoso quando fiz essa proposta a Miyamoto-san. Mas ele disse: "Sim, a Bandeirola é um sinónimo de Mario." (risos)
Ele não sabia como te sentias quando propuseste isso, mas estavas uma pilha de nervos!
Exatamente! (risos) Ele até sugeriu que, em vez de fazer com que a bandeira suba até ao topo quando terminamos o nível, que vá apenas até ao local onde tocámos no mastro. Parece que ele queria ter feito isso no primeiro jogo, Super Mario Bros.6, há 26 anos, mas não conseguiu. 6Super Mario Bros.: Um jogo de ação lançado para a consola Nintendo Entertainment no Japão, em novembro de 1985.
Vaguear pelo cenário dá muita liberdade, mas o jogador pode não saber para onde ir e perder-se. Num jogo Super Mario 2D, seguimos sempre para a direita e a Bandeirola estará lá, de certeza. Não temos de nos preocupar se devemos continuar a seguir numa certa direção.
Exatamente. Assim, depois disso, começámos a pensar "como podíamos criar o ambiente de jogo" ao aplicar as regras originais de Super Mario 2D ao 3D. Por outras palavras, tentámos imaginar como devíamos fazer os níveis.
Compreendo. Agora, gostava de perguntar que cuidados tiveram ao criar os níveis, desta vez. Porque não respondes, Tsujimura-san?