Então começaram a fazer Super Mario 3D Land com a mente de um arqueologista, mas como foi quando começaram mesmo?
O que me impressionou bastante foi ouvir a equipa dizer que era como fazer o jogo Super Mario Bros. para a Nintendo Entertainment System.
Um exemplo fácil é a forma como podes pisar inimigos, o que fizemos de forma mais 2D; desta vez, a ação de pisar é feita de forma mais simbólica do que em Super Mario Galaxy ou Super Mario Sunshine, que tínhamos criado para ser mais realista.
Por outras palavras, extraíste os elementos divertidos de Super Mario na NES e incluíste-os no jogo.
Exatamente. E quando se tratou de fazer correções, olhámos para o processo pelo qual passáramos nos tempos da NES.
Tezuka-san, estiveste a cargo dos jogos Super Mario 2D. Os jogos Super Mario 3D sempre haviam sido a esfera de Miyamoto-san, ao passo que tu estavas numa posição um tanto removida em relação a eles. O que levou ao teu envolvimento ativo, desta vez?
Nunca havia dito muito em relação aos jogos Super Mario 3D até esta altura, mas sentia que havia muitos elementos de Super Mario 2D neste jogo, pelo que tinha coisas para dizer. Era do género: “Deixem-me falar!” (risos)
Bem, eu pensei: “Finalmente motivámo-lo!” (risos) Desta vez pusemos de lado a dinâmica de jogo que tínhamos desempenhado desde Super Mario 646, de procurar, e estávamos a tentar reconstruir o jogo com a dinâmica Super Mario original. Penso que talvez seja por isso que Tezuka-san sentia que era como se fosse um jogo Super Mario 2D. 6Super Mario 64: O primeiro jogo de ação na série Super Mario. Lançado no Japão em junho de 1996 para a Nintendo 64.
Em vez de vaguear pelo nível à procura de uma Estrela, como na série Super Mario Galaxy, o jogador avança em direção a uma bandeirola, o que reflete as origens de Super Mario. Quando Tezuka-san me disse isso, pensei: “O quê?!”
Por outro lado, quando me disseram, pensei: “Oh, sim!” e estava preparado para dar tudo por tudo! (risos)
Alegria e satisfação eram a essência de vários pontos dos conselhos de Tezuka-san. Por exemplo, voltar para reunir Moedas espalhadas era “pouco generoso” agora que andar pelo espaço 3D era normal.