Os jogos Mario até então eram conhecidos como jogos de saltos. Contudo, neste último Mario, o tema principal é a gravidade. Há níveis em forma de esfera, com o espaço como pano de fundo. Isto possivelmente cria uma série de pontos de interrogação nas nossas cabeças. O que pensaste quando tiveste conhecimento pela primeira vez dos planos para Super Mario Galaxy?
Tive boa impressão logo de início. O conceito de um campo esférico de jogo já existia desde a divulgação da GameCube, em 2000. E sempre pensei era um conceito que devíamos usar mais tarde.
Sabia que parecia uma grande novidade. Por outro lado, pensei que seria uma má combinação se fosse incorporado num jogo de plataforma baseado em saltos. Mas também pensei que esta má combinação podia ser resolvida se conseguíssemos introduzir um novo modo de jogar com o campo esférico.
E foi assim que a acção rotativa (spin) nasceu. Shimizu-san, o que achaste, enquanto programador?
Acho que é uma reacção natural. Quando ouvimos falar disto pela primeira vez, duvidávamos que um campo de jogo esférico tornasse o jogo mais divertido.
Quanto a mim, senti que não ia conseguir fazer isto também por razões técnicas. Tinha trabalhado antes no Jungle Beat e só de pensar o quão difícil foi fazê-lo – e era em 2D – nem conseguia imaginar como íamos conseguir fazer um “Super 3D”, que é um passo à frente dos jogos convencionais em 3D. E quando o plano foi aprovado, sabia que a parte da programação ia calhar-me a mim, por isso senti-me em perigo!
Sentiste que estavas em perigo porque tiveste receio de seres completamente sugado por uma tarefa digna de pesadelo! (risos)
Só muito recentemente é que senti que estávamos a chegar a algum lado. Durante a maior parte do desenvolvimento, programava o dia todo, nunca tendo oportunidade de jogar efectivamente o jogo. Mas no final do processo de desenvolvimento, comecei a jogar Super Mario Galaxy desde o princípio, em parte para poder localizar bugs. À medida que jogava, achei que a experiência era de uma frescura completamente nova. Pensei para comigo: “Estou a jogar um jogo absolutamente inédito.”