Este é o primeiro jogo Mario que tem uma banda sonora orquestral. O que achas disto, Miyamoto-san?
Houve muitas pessoas que se opuseram à utilização de uma orquestra. Mas acho que partiram do princípio que eu diria não, por isso hesitaram em abordar o assunto.
Já estou a imaginá-los a darem cotoveladas uns aos outros, dizendo, “Vai lá tu”, e o outro “Não, vai lá tu falar com ele!” (risos)
A verdade é que me apetecia perguntar: “Mas porque é que não devíamos usar uma orquestra?” Uma vez que achava que instrumentos como o timbale ou a secção de cordas eram adequados para criar a música temática de Super Mario Galaxy, aprovei a ideia muito cedo. No entanto, parece que havia um certo desconforto em relação à decisão, que a consideravam algo drástica ou que seria alterada à última hora.
Estou a brincar! (risos) Yokota-kun, que supervisionou o som do jogo, tinha uma ideia muito clara sobre o que estava a fazer. Quando me disse que a forma como te soa uma música depende da imagem que os músicos têm da maneira como a música será usada, disse logo que estaria presente com toda a certeza!
Falei para impressionar. Quando lhes disse que Super Mario já tinha vendido dez milhões de cópias a nível mundial, toda a gente ficou surpreendida! (risos) E continuei, dizendo: “Para além disso, as pessoas que compram o nosso jogo jogam-no vezes sem conta. E isto significa que a música que vocês vão tocar hoje será ouvida mais de cem milhões de vezes, por isso dêem o vosso melhor.”
Achas que seria mais? (risos)Quando as pessoas aplaudiram de entusiasmo, fiquei muito contente por ter aparecido.
Então tens alguma ideia de que tipo de pessoas e de que modo vão jogar Super Mario Galaxy?
Hoje em dia, se um jovem comprar uma Wii a namorada não vai reclamar: “A jogar consola, outra vez?” (risos) Mesmo quando se trata de alunos universitários, acho que dizem coisas como: “Ele tem uma Wii, vamos para a casa dele jogar.” Continuando a tendência, acho que as pessoas darão as boas-vindas a Super Mario Galaxy com alívio. Até agora, muitos jogos não passavam de compilações de minijogos, e acho que este jogo será visto como o primeiro título desde há muitos anos em que nos sentimos completamente absorvidos.
Na altura do Super Mario para a NES, acho que os videojogos eram jogados mais em conjunto na sala de estar. Mas os tempos mudaram e as consolas passaram a ficar nos quartos, e começámos a ver mais jogos para uma pessoa. Contudo, a Wii é frequentemente montada na sala de estar, e adoraria ver as pessoas jogarem Super Mario Galaxy à maneira antiga. É sempre divertido ver alguém jogar um jogo bem feito.