Então, depois dessa luta de cerca de três meses e de teres ficado de tal modo nervoso que pensaste em desistir, finalmente completaste o tema principal. Qual foi o passo que te ajudou a acabar?
Convidei Miyamoto-san até à sala onde estava compor a música para o jogo e fiz com que ouvisse várias faixas de diferentes estilos. Nessa altura, a única coisa que me preocupava era que Miyamoto-san me indicasse qual a direcção a seguir com a banda sonora. Por isso, escolhi três temas para ele ouvir: um com o som de uma orquestra, outro com uma mistura entre som de orquestra e música pop e o último era música pop. Nessa altura, não lhe disse quem tinha composto o quê. Ele escolheu o “Egg Planet” e disse: “Vamos avançar com este estilo.” Por favor ouçam.
Dá para perceber só de ouvir, mas não usaste tambores neste tema e a sonoridade tropical que estava presente nos jogos anteriores Mario também desapareceu.
Foi aliás escrito por Kondo-san. Miyamoto-san escolheu a música de Kondo-san sem saber quem a tinha feito. Isto reforça a ideia de que Kondo-san conhece realmente a série Mario. Estava tão nervoso até essa altura, mas no momento, consegui afastar o nervosismo e escolher a direcção da banda sonora do jogo Super Mario Galaxy.
Exacto. Miyamoto-san disse-me “Isto está óptimo! Parece o mais espacial de todos os temas.” Mas ele nunca disse: “Isto soa mesmo a um jogo Mario.”
Há alturas em que pensas demasiado na “sonoridade Mario”, chegas a ter música que é tão pouco natural que até custa a ouvir enquanto jogas, e acaba por não soar nada a um jogo Mario. Em última instância, penso que é a música que encaixa no ritmo de jogo que acaba por construir a sonoridade dos jogos Mario.
Apesar de os sons tropicais em Super Mario Bros. terem deixado uma forte impressão no ouvinte, o estilo da música variava completamente dependendo do nível. A música expressava a atmosfera do mundo do jogo. Uma vez que Miyamoto-san estava à procura de uma sonoridade que expressasse o mundo do Super Mario Galaxy, deve ter dito que o teu trabalho soava “espacial” em vez de “parecido com Mario” porque ele queria revelar o ambiente espacial na música também. Porque estudou design industrial, Miyamoto-san aborda as coisas em termos de funcionalidade primeiro, e deve ter desejado que a música ajudasse o design para que o mundo do jogo ganhasse vida.
Mas porque ninguém conseguiu expressar isso por palavras, tiveste alguma dificuldade durante um bom bocado de tempo.
Em retrospectiva, o tempo em que passei dificuldades para construir uma música que soasse a um jogo Mario talvez tenha sido uma perda de tempo, mas por ter lutado tanto, o impacto após ter entendido estas coisas foi também mais forte. Depois Kondo-san acabou por dizer que a música que fiz a partir desse ponto “se tornou natural”.
A impressão de que a música tentava ser como a dos anteriores jogos Mario tinha desaparecido. Antes disso, muitas partes pareciam tentar secretamente copiar a sonoridade Mario, e a presença desses elementos fez o som parecer pouco natural.