Penso que este foi um projecto muito difícil para ti devido à forma como participaste. Não eras o director como em Mario 64, e apesar de conheceres a equipa da EAD de Tóquio muito bem, eram 400 quilómetros de distância de Quioto.
Koizumi-san, o director, referiu que foste o primeiro a testar o “prato” que eles cozinharam.
Foi uma situação estranha. Fiquei muito embaraçado por estar toda a gente a olhar para mim enquanto jogava! (risos) Mario é o tipo de jogo onde podes fazer muita asneira se não estiveres com atenção. Mas se cometesse algum erro enquanto estavam todos a olhar, não poderia de maneira nenhuma dizer-lhes: “Peço desculpa, estava desatento!” (risos)
Estava preocupado que dissessem coisas como “Miyamoto-san fala muito, mas não joga nada” ou “não quero que gente sem jeito nenhum venha dizer-me como fazer jogos.” Senti-me como se estivesse a jogar sobre brasas! (risos)Em todo o caso, tentei todos os diferentes níveis à frente de todos enquanto fazia comentários do género “A maneira como somos vencidos aqui tão facilmente não está bem”, e pedi à equipa para esquematizar o tipo de coisas que posso ou não aceitar.
Exacto. Escrevi estas coisas num e-mail e enviei a todos os envolvidos, mesmo que não fosse responsabilidade deles.
Decidi pegar nesses elementos fundamentais que foram criados e aplicá-los em várias áreas do jogo. Por exemplo, nos jogos Mario em 2D, foi considerado habitual Mario correr para a direita, mas uma entre dez vezes que vais para a esquerda, vais encontrar um pequeno prémio. Geralmente todos pensavam que tinham que ir para a direita, por isso quisemos premiar as pessoas que voltavam atrás. Tentámos pensar nestes elementos fundamentais não apenas numa mas em todas as etapas do jogo, mas como o jogo perderia equilíbrio se todos fizessem isso, utilizei o e-mail para preservar a colaboração na equipa.
Lembro-me que, durante o desenvolvimento, referiste com um ar muito feliz que colocaste pela primeira vez a “Essência de Mario” em palavras.
Já que estás há 25 anos a fazer jogos Mario, quase quis perguntar-te: “É realmente a primeira vez?!” (risos)
Até agora, o que quer que fosse que estivesse decidido, diria “ É instinto” por isso até estou surpreendido! (risos) Por exemplo, todos pensamos numa personagem querida e fofinha quando pensamos em personagens dos jogos Mario.