Quando apresentaste o Super Mario 64 ao mundo há 11 anos, pareceu o início de uma nova era e foi celebrado por todo o mundo – mas ao mesmo tempo, o jogo criou um grupo de pessoas pouco interessadas nos jogos de acção em 3D. Por outro lado, existiam aqueles cujas expectativas sobre o novo jogo Mario cresceram, desejando que criássemos outro jogo incrível que maravilhasse o mundo. No meio disto tudo, Super Mario Galaxy será o há muito esperado jogo de acção Mario em 3D. Como conseguiste superar este desafio, e o que te passava pela cabeça à medida que o ias fazendo?
A razão pela qual as pessoas não aderiram aos jogos de acção em 3D foi porque era fácil perderem-se ou ficarem enjoadas com o movimento. Tendo um passado no design industrial, estava habituado a trabalhar com o CAD3 e, porque desenhar em 3D era o meu trabalho, eu não conseguia imaginar com calma e objectividade como é que alguém ao jogar em 3D pela primeira vez se iria sentir. 3 CAD (Computer Aided Design): Um método de utilização de computadores para design de produtos, arquitectura e similares.
Isso é porque o faço há muito tempo…É porque insisto em olhar para a forma como a maior parte das pessoas se sentem e respondem ao 3D, mas é muito complicado pois é algo que não consigo estimar. Por outro lado, gostei realmente de fazer Mario 64. Quando era criança, brinquei com fantoches, desenhei banda desenhada manga nos tempos de estudante e, quando iniciei a vida profissional, comecei a fazer videojogos…Quando comecei a fazer jogos, estava realmente ansioso por fazer animação. Por isso, quando o que originalmente era 2D podia ser finalmente feito em 3D, fiquei feliz só por poder olhar para o Mario de vários ângulos.
Antes de teres trabalhado o jogo Mario 64, criaste Starwing4 com as limitadas habilidades da SNES utilizando o chip Super FX5. Por isso, em retrospectiva, deves ter-te sentido livre dessas limitações antigas. Existem muitas coisas compiladas que querias fazer em 3D, e parece que essa energia surgiu com muita força no desenvolvimento de Mario 64. 4 Starwing é um shooter em 3D lançado para a SNES em 1993. 5 O chip Super FX foi instalado nalguns cartuchos da SNES. Este chip tornou possível os gráficos em 3D.
O mais fantástico em Mario 64 era o quão livremente podias mexer Mario, que agora estava em 3D pela primeira vez. Pode ser uma ideia extrema, mas a certa altura senti que isto não tinha mesmo que ser um jogo.
Pois. Não existia nenhum outro jogo antes de Mario 64 onde te pudesses mexer livremente num ambiente 3D, por isso era divertido apenas andar com Mario de um lado para o outro e encontrar estrelas. Mas, hoje em dia, o jogo ser 3D não chega por si só. Por isso, ao fazer Super Mario Galaxy, pensei no que tornou o mundo de Mario tão distinto entre os jogos 3D. Este é diferente em coisas como o enredo.
Por isso se for basicamente divertido, tudo o resto acaba por funcionar quase sem ajuda. Por outro lado, quando fazes um jogo que não é divertido, tens de inserir vários elementos mais tarde para compensar.
Para mim, Mario é um homem muito vivo que faz todo o tipo de coisas estranhas, como um antigo Vaudevillian6. Foi na altura em que estava a pensar como Mario não era um homem banal e como queria torná-lo mais especial que o nome “Super Mario Galaxy” surgiu, por isso pensei que a combinação de campos esféricos, gravidade e galáxias era perfeita para ele. Mas a equipa não gostou da ideia. 6 Os Vaudevillians eram apresentadores que faziam espectáculos de variedades conhecidos como vaudeville.
Também disseram: “Pensei que Mario era um jogo de fantasia, será que agora passa a ser de ficção científica?” (risos)
Por isso depois de vermos Mario correr em níveis na terra, no mar e no céu, o espaço foi o passo seguinte. Mas eles pensaram que o espaço não se inseria no ambiente do universo Mario.
Por isso é que acho que Super Mario Galaxy foi uma boa oportunidade para repensar o quão divertido um jogo de acção em 3D é para os jogadores.