Durante os dois anos e meio em que fizeram Super Mario Galaxy, a indústria de videojogos mudou drasticamente. A Nintendo DS foi lançada em 2004 e, em 2005, a série Touch Generations gerou uma série de êxitos, alargando a definição de videojogo. No ano seguinte, a Wii foi comercializada e acho que todos vocês trabalharam arduamente enquanto o mundo à vossa volta sofria mudanças radicais. Nessa altura, o que vos estava a passar pela cabeça?
Para ser honesto, senti-me muito isolado quando soube que a sede, em Quioto, transpirava energia devido ao sucesso esmagador da DS. Senti-me excluído. Claro que estar nos escritórios de Tóquio foi uma vantagem para nós porque nos permitiu focar no nosso trabalho, mas ao mesmo tempo senti que estava a fazer algo à parte do resto da Nintendo.
Senti que o mundo estava a tender para jogos mais casuais. Durante esse período, achei que ninguém iria jogar o que estávamos a desenvolver, um jogo que está construído para um público mais particular.
Não nos íamos esquecer de vocês nem por sombras! (risos) 3 E3 é uma convenção de videojogos que decorre anualmente em Los Angeles. 4 Nintendo World 2006 foi um evento hands-on da Wii que decorreu em três locais no Japão em 2006 antes do lançamento da Wii.
Pois não! (risos) Olhando para as filas no evento Nintendo World, fiquei muito contente por tantas pessoas quererem jogar um jogo como Mario. E até crianças muito pequenas, algumas com cinco anos, se estavam a divertir a jogar. Vi uns miúdos da primária a derrotar um boss, e fiquei convicto de que o trabalho tinha funcionado mesmo!
Até esse momento, sentiste que estavas preso numa ilha deserta. E depois, no evento Nintendo World conseguiste ver que afinal não era uma ilha, era uma península. Shirai-san falou sobre as suas inseguranças e como se tornaram convicções, mas então e os outros?
Mesmo até ao último minuto do E3 do ano passado, fiquei a trabalhar a noite toda na demonstração. Por isso, quando cheguei ao avião, o sono já me tinha deixado de rastos. Estava tão exausto que quando fiz o check-in no aeroporto, me esqueci de entregar a bagagem! (risos)
Finalmente cheguei ao local do E3 nos EUA e vi uma multidão a fazer fila para jogar Super Mario Galaxy… e de repente o meu cansaço desapareceu.
No E3, Super Mario Galaxy foi muito bem recebido. Toda a gente parecia estar a gostar.
Na sala de exposições do E3, Super Mario Galaxy estava detrás do stand da Nintendo. Achei que, por esse motivo, seria complicado os visitantes ficarem entusiasmados com o jogo, porque quando lá chegassem já tinham jogado Wii Sports, que estava em exposição mais atrás. Mas, afinal, houve muitas pessoas a testar o jogo e foi aqui que senti que ia funcionar. Muitas ideias novas foram incluídas neste jogo, e mesmo que pessoalmente estivesse confiante, há sempre uma parte de nós que se enche de incerteza quando membros do público jogam.