Então, Kiyota-san, conseguiste envolver-te neste projeto através de uma apresentação da pessoa que trabalhava nos escritórios.
Certo. Até essa altura tinha feito coisas como compor a música para o PokéPark Wii10 ou cantar o tema de abertura de Glory of Heracles11. 10 PokéPark Wii: Pikachu’s Adventure para a Wii é um jogo de ação e aventura lançado pela The Pokémon Company no Japão em dezembro de 2009. 11 Glory of Heracles para a Nintendo DS é um RPG lançado no Japão em maio de 2008.
Certo. Quando Dog Ear Records perguntou se estaria interessada em compor música, levantei logo a mão e disse que o faria! Por isso saltei logo para este projeto.
Sim, estou tão...! (risos) A questão é que já gosto de videojogos desde que era criança e quando andava na escola secundária, joguei jogos em que Mitsuda-san e Shimomura-san trabalharam. É por isso que fico muito feliz por ter tido a oportunidade de trabalhar com eles neste título.
(risos) Mais tarde falaremos pormenorizadamente sobre como compuseste a música, mas primeiro gostaria de falar com Ace+. CHiCO-san, queres apresentar a tua equipa de três pessoas?
Exatamente! Desta vez trabalhámos como uma equipa de três pessoas. Tenho experiência em teatro, e para além de representar, selecionava a música que tocaria nas peças. Comecei a dedicar-me à composição porque a música da minha própria autoria se enquadrava melhor na história e nos diálogos do que as canções pré-existentes , além de que era mais rápido se fosse eu a escrever as músicas. Lentamente fui passando do mundo do teatro para o mundo da música e acabei a trabalhar numa empresa de música. Depois, o presidente perguntou-me se estaria interessada em compor a música para um videojogo e o primeiro jogo em que trabalhei foi Minna de Tamagotchi12. Mantive o envolvimento nos videojogos, para além da composição de música, e recentemente cantei o tema principal de Luminous Arc 3: Eyes13, no qual Mitsuda-san trabalhou enquanto produtor. 12 Tamagotchi 64: Minna de Tamagotchi World é um jogo coletivo para a Nintendo 64 lançado pela Bandai no Japão em dezembro de 1997. 13 Luminous Arc 3: Eyes é um RPG tático lançado para a Nintendo DS no Japão em dezembro de 2009, publicado pela Marvelous Interactive.
Minna de Tamagotchi foi lançado para a Nintendo 64, por isso já foi há algum tempo.
Verdade. Faz agora cerca de 13 anos. Parece que tenho andado a trabalhar em música para videojogos desde aí.
Bem, é mais ou menos como a história de CHiCO. Inicialmente era guitarrista e, tal como CHiCO, trabalhei na composição da música para Minna de Tamagotchi. Desde essa altura que me mantive nesta indústria.
Não, faço muitas coisas: por vezes atuo, outras vezes componho. Agora a minha sede de operações é a Ace, juntamente com CHiCO, na Universal Music. Ao mesmo tempo, para além dos jogos, continuo a escrever músicas para outros artistas e bandas sonoras para filmes e publicidade.