Takahashi-san, podes falar-nos do teu conceito original da banda sonora para Xenoblade Chronicles?
Não quis restringi-la a um instrumento ou género em particular. Claro que existem outros potenciais caminhos a adotar: limitá-la a instrumentos acústicos, por exemplo. Mas acho que isto cria inevitavelmente uma certa sensação de monotonia. Foi por isso que preferi usar uma vasta gama de instrumentos para este título, pensando que também seria bom misturar instrumentos de cordas clássicos com sons mais elétricos. Afinal, Tomori-san é originalmente um guitarrista.
Como se trata de um RPG, é certo que existirão sempre cenas de batalhas com elementos de um RPG. Mas, na verdade, eu queria usar música e instrumentos de uma maneira que, de alguma forma, fossem contra esse tipo de atmosfera.
Então querias usar instrumentos que tivessem um sabor único, criando assim uma banda sonora mais variada?
No início, Takahashi-san disse-nos que não queria que o fizéssemos soar como um “RPG típico”.
Também escutei todas as peças que Kiyota-san e Ace+ tinham composto e achei que eram fabulosas. Tinha visto todas as trocas de e-mails em que tinham ajustado e revisto coisas até ao mais ínfimo pormenor e sei que haviam tido muita dificuldade em implementar os tais pedidos adicionais. Fiquei muito impressionada com o que conseguiram.
Então podias ver que tinham ultrapassado muitas dificuldades para criar esta ou aquela faixa.
A faixa pela qual fui responsável é a que acompanha o epílogo. A música que os outros criaram leva esta saga épica à sua conclusão pelo que me deparei com bastantes dificuldades ao escrever esta peça. Eu sabia que tinha de fazer com que tudo convergisse num todo e manter essa ligação às outras músicas.
Estava consciente de que todos haviam trabalhado arduamente nisto e dava para sentir esse vasto poder. Sabia que todos esses esforços não poderiam ser desperdiçados e foi com isso em mente que trabalhei para a música do epílogo.