Embora tivesses passado de reservado a confiante, as culturas criativas da Monolith Soft e da Nintendo estavam destinadas a diferir. Deves ter-te deparado com algumas dificuldades por causa disto, certo?
Sim, foi isso que aconteceu. Quando fazemos um protótipo na Nintendo, o sistema básico do jogo é muito importante. Com este título, Takahashi-san começou por construir a visão do mundo do jogo, enquanto nós, na Nintendo, quisemos começar por confirmar que o sistema do jogo funciona, antes de nos certificarmos de que a visão do mundo do jogo poderia ser concretizada na Wii. Só depois é que começávamos a fazer o jogo. Na Nintendo, é assim que costuma acontecer. Na Monolith Soft, por outro lado, desenvolviam jogos começando com uma base alargada e trabalhando a partir dela.
Exatamente. Com um título desta dimensão não podíamos dizer quanto tempo demoraríamos a construir as coisas a partir dessa base, do início do projeto até à sua conclusão. Para além disso, não podia avaliar totalmente os objetivos exatos de Xenoblade Chronicles. Por isso pedi que fizessem algo mais ou menos com a mesma qualidade do produto terminado, mesmo que fosse só um capítulo. Isto causou alguma consternação a Kojima-san.
Kojima-san, ficaste numa posição desconfortável quando a Nintendo te pediu que criasses alguma coisa de uma forma que diferia da tua abordagem habitual?
Não diria que estava numa posição desconfortável mas muitas pessoas da equipa de design da Monolith Soft sempre foram do tipo que constrói as coisas adicionando-lhes continuamente elementos. Por isto, embora tenham uma imagem da versão final em mente, tendem a fazer as coisas a um ritmo gradual.
Muitos artistas continuam a acrescentar mais e mais ao seu trabalho uma vez que quanto mais esforços despenderem, melhor o trabalho se torna.
Certo. Antes de Yamagami-san ter dito que queria que fizéssemos apenas o primeiro capítulo, eu queria ter trabalhado da forma normal, fazendo as coisas lentamente mas com convicção. Não queria obrigar a equipa a trabalhar de uma forma à qual não estavam habituados. Foi por isso que, ao início, respondi que iria ser difícil fazer o tal primeiro capítulo. Mas Yamagami-san fez questão, então decidi que não tinha escolha: tínhamos mesmo de o fazer.
Nós tentámos criar um único mapa, mas resultou bem. Quando o fizemos, deixámos bem claro à equipa que este era o tipo de alvo em direção ao qual poderíamos trabalhar.
Quando esse primeiro capítulo foi feito com a cooperação de Kojima-san, eu podia olhar para ele e dizer: “E o produto final será ainda melhor do que este!” Com isto quero dizer que obtive uma imagem do que seria o resultado final. Acho que foi muito importante para a Nintendo e a Monolith Soft poderem partilhar esta imagem comum.