Obrigado nós pelo convite.
Nesta entrevista vamos falar sobre o cenário de Xenoblade Chronicles. Hoje tenho aqui o escritor de cenários, Takeda-san, e Takahashi-san. Obrigado pela vossa presença aqui hoje.
Comecemos por falar sobre os modelos que estão na mesa. Takahashi-san, estes representam o ponto em que Xenoblade Chronicles começou?
Sim. Um dia estava no comboio, a ir para casa após uma reunião, quando tive a ideia de que seria interessante haver pessoas a viverem nos corpos enormes de uma espécie de deuses. Foi aí que tudo começou.
Sim. Voltei imediatamente para o escritório e anotei a ideia antes de a mostrar ao (Hirohide) Sugiura1 e aos outros. Todos a consideraram interessante e (Yasuyuki) Honne2 ofereceu-se até para a transformar num modelo 3D. Então saiu à pressa e comprou montes de materiais para criar dioramas e fê-lo. Este modelo foca os dois deuses Bionis e Mechonis. Também já tinha tido uma ideia não-relacionada para uma história e pensei que se conseguisse combinar as duas, o resultado poderia ser um RPG interessante. Foi assim que começou o processo de planeamento de Xenoblade Chronicles. 1Hirohide Sugiura é o Diretor Representante da Monolith Soft. Depois de ter saído da Square (agora Square Enix), onde tinha desempenhado inúmeras funções, incluindo a de produtor, fundou a Monolith Soft juntamente com Tetsuya Takahashi em 1999. 2Yasuyuki Honne é executivo na Monolith Soft. Na Square (agora Square Enix), esteve envolvido no desenvolvimento de Chrono Trigger, para a Super Famicom, em 1995. Depois de ter saído da Square, foi para a Monolith e tem trabalhado no desenvolvimento de jogos como Baten Kaitos para a Nintendo GameCube.
Acabámos de ouvir como o desenvolvimento de Xenoblade Chronicles começou. Podes explicar o processo pelo qual Takeda-san acabou por trabalhar no cenário contigo?
Como eu fui o Diretor Executivo deste projeto, sabia que a minha carga de trabalho iria intensificar-se. Para tornar o processo de desenvolvimento mais eficiente, pensei que seria boa ideia ter alguém com quem colaborar no cenário. Foi aí que entrei em contacto com Takeda-san, que já conhecia há dez anos.
Após o primeiro episódio de Xenosaga3, colaborámos no cenário para as versões de áudio e anime. Mas foi a primeira vez que trabalhámos juntos numa coisa desta dimensão. 3Xenosaga Episode I: Der Wille zur Macht é um RPG editado pela Namco (agora Namco Bandai Games) em fevereiro de 2002 no Japão.
Gostaria de perguntar-te, Takeda-san, em que tipo de projetos tens trabalhado como escritor de cenários até agora.
A maioria do meu trabalho tem envolvido escrever cenários para anime4. Também trabalhei em alguns jogos, mas a minha tarefa era pegar no cenário original e criar um cenário de base que seria depois transformado num jogo. A minha experiência com a escrita de um cenário inteiro para um jogo, como foi o caso deste projeto, deu-se com a versão de Xenosaga5 para a Nintendo DS. Este projeto foi a segunda experiência. 4Yuichiro Takeda trabalhou em muitos cenários para séries de , incluindo The King of Braves GaoGaiGar, Banner of the Stars, Zipang e Superior Defender Gundam Force. 5Xenosaga I & II é um RPG para a Nintendo DS lançado pela Namco (agora Bandai Namco Games) em março de 2006 no Japão.
Estou a ver. E já que falamos nisso, será que podias dizer-me o que têm em comum a escrita de cenários para anime e a escrita para videojogos, e também em que diferem. Desculpem-me se esta pergunta parece um pouco ingénua...
Não, de todo. O que os cenários para anime e os cenários para jogos têm em comum é que tens de inventar uma história e diálogos que apelem às emoções das pessoas.
Certo. Mas existem muitas diferenças do ponto de vista técnico. Com uma animação existem restrições temporais e tens de criar um drama que se encaixe nesses limites. Diria que a maior diferença entre trabalhar em videojogos e escrever para anime é esta restrição de volume.