Então estavam todos determinados a terminar o trabalho e o resultado é Xenoblade Chronicles. Posso pedir a cada um de vós uma mensagem final para os leitores? Gostarias de começar, Yokota-san?
Então o teu aspeto está refletido nas tuas capacidades. Mas existe um grande número de variações possíveis, não existe?
Sim. É por isso que gostaria que os jogadores experimentassem vários fatos de que gostem e que descobrissem, através de um processo de tentativa e erro, que efeitos têm no seu estatuto.
Em termos de enredo, existe uma cena quase ao início que te fará querer gritar bem alto: “Maldito sejas!” Embora o jogo decorra numa grande área e esteja recheado de coisas para apreciar, não te esquecerás do tal sentimento inicial. Quando concluis o jogo, ficas feliz por teres sido persistente até ao final. Embora seja um RPG vasto, espero que os jogadores consigam perder a noção do tempo e joguem até ao fim. Também incentivaria os jogadores a controlarem todo o tipo de personagens para além de Shulk.
Certo. Podes escolher livremente de entre sete personagens. No jogo, também tens noite e dia, com cenários diferentes e vários tipos de monstros a aparecerem . Espero que os jogadores também gostem desta variação.
Bem, estou consicente de que estou a dizer isto em frente a Takahashi-san, que escreveu o cenário, mas achei a história realmente envolvente e diria que só a história é capaz de satisfazer qualquer um. Yamagami-san já tinha falado sobre aquela cena inicial em que pensas: “Maldito sejas!” Bem, outro membro da equipa disse-me que durante a fase de deteção de erros, choravam sempre nessa parte.
Parece que sim. Mesmo sabendo o que vai acontecer, continuam a derramar lágrimas. Se jogares o jogo inteiro, diria que alguns jogadores poderão chorar até dez vezes! (risos)
Então estás confiante de que este jogo tem o suficiente para satisfazer o jogador independentemente das formas de jogo que escolha. Agora passo a última palavra a Takahashi-san.
Com Xenoblade Chronicles, a meio do processo de desenvolvimento tinha aceitado que teríamos de fazer atalhos para podermos cumprir o prazo inicial de conclusão. Contudo, quando Yamagami-san me disse para levar isto até ao fim, conseguimos terminar o trabalho. Nesse sentido, diria que este título difere de outros que já fizemos na Monolith Soft, e digo isso no bom sentido. Mas dito isto, acho que ainda está imbuído da natureza distintiva da Monolith Soft, e gostaria mesmo que os jogadores vissem isto por eles próprios. Criámos este título a pensar que os jogadores deveriam investir muito tempo nele e ficar totalmente absorvidos pelo mundo do jogo. Mesmo que tenhas concluído o jogo uma única vez, ainda haverá muita coisa que não serás capaz de fazer, por isso diria que tens definitivamente de estabelecer o objetivo de o jogar outra vez pois descobrirás coisas nas quais não reparaste da primeira vez, seja na história, nas batalhas ou nas missões. Acho que fizemos um jogo que não trairá as expectativas dos jogadores.