Yamagami-san, em que ponto é que a Monolith Soft te mostrou o plano inicial para Xenoblade Chronicles?
Foi durante as fases finais do desenvolvimento de Disaster: Day of Crisis. O chefe da Monolith Soft, (Hideyuki) Sugiura-san5, disse-me que tinham um projeto na incubadora e antes que desse por isso já estava a ver o modelo. 5Hideyuki Sugiura é o Diretor Representante da Monolith Soft. Depois de abandonar a Square (agora Square Enix), onde havia desempenhado um número de funções, incluindo o de produtor, fundou a Monolith Soft juntamente com Tetsuya Takahashi em 1999.
Então estavas num ponto decisivo do desenvolvimento de Disaster: Day of Crisis e talvez não fosse a melhor altura para novas propostas. Depois, vindo do nada, deparaste-te com este modelo. Qual foi a tua primeira impressão?
Bem, nessa altura já tinha começado a pensar que estava na hora de arranjar novas ideias para o título que se seguiria a Disaster, então o timing era, na verdade, muito bom. Para além disso, quando vi este modelo, senti-me mesmo motivado. Deduzi que, como se tinham dado ao trabalho de fazer este modelo, também se devem ter decidido pelos pormenores mais pequenos. Mas parece que só existia este modelo.
(risos) O modus operandi de Takahashi-san ao fazer jogos é, muitas vezes, começar com uma imagem e partir daí, não é?
Yamagami-san veio falar comigo depois disso e falou deste plano com uma paixão muito peculiar, muito embora quase nada de concreto estivesse ainda decidido. (risos)
Verdade. (risos) Eu queria mesmo que o cenário e os elementos mais importantes da consola fossem decididos imediatamente, antes de entrarmos na fase de desenvolvimento do protótipo. Mas uma vez que o desenvolvimento de Disaster estava em força, não era a altura adequada para planear um novo projeto.
Para começar um projeto com um objetivo seguro, o ideal é fazer os planos juntamente com outros membros da equipa. Mas uma vez que estavam comprometidos com outros projetos, estávamos muito limitados.
Então, embora o modelo tivesse sido feito muito cedo, passou-se muito tempo sem quaisquer planos concretos.
Bem, eu era um grande fã dos seus RPG, como Xenogears7 e Xenosaga8, por isso pensei: “Finalmente tenho a oportunidade de conhecer Takahashi-san!” (risos) 7Xenogear é um RPG lançado pela Square (agora Square Enix) no Japão em fevereiro de 1998. 8A trilogia Xenosaga é uma série de RPG lançados entre 2002 e 2006 no Japão. Desenvolvidos pela Monolith Soft, foram lançados pela Bandai Namco Games.