Takeda-san, tiveste oportunidade de jogar o produto final, depois de teres acabado o trabalho no cenário?
Uma vez que escreveste o cenário, é claro que estás bastante familiarizado com todos os aspetos do jogo: a sua estrutura, os cenários e por aí fora. Quando jogas, com que impressão ficas?
Parece óbvio, mas quando estava a trabalhar no cenário, isso era o meu mundo. Depois quando joguei mesmo o título, vi todos aqueles elementos que se tinham ramificado a partir da história principal, coisas que não estavam no cenário como a atmosfera geral, a aparição dos aldeões, etc. Senti que havia escrito um grande volume de material mas, na verdade, é apenas uma parte deste vasto mundo. Achei isso avassalador.
Colony 9 , de dimensões incríveis. Quando estava a trabalhar no cenário, tinha em mente o tipo de aldeia que aparece em RPG normais. Mas depois, quando joguei mesmo o título, achei que esta aldeia tinha tantas ideias que poderiam ter constituído, por si só, um jogo inteiro. É por isso que só quase no fim do processo de desenvolvimento é que me apercebi da dimensão do projeto em que estivera envolvido.
Compreendo. Agora, em termos gerais, tendemos a achar que quanto maior o mundo do jogo, menos detalhado se torna. Mas com este título, procuraste um mundo que fosse “vasto mas ao mesmo tempo muito detalhado”, não foi, Takahashi-san?
Então queres dizer que te certificavas de que o investimento do jogador no jogo seria sempre recompensado.
Sim, e é por isso que o número de itens que podes reunir numa missão acabou por alcançar um total enorme. A equipa a cargo da missão dizia que iriam fazer 400 itens e eu certificava-me de que sabiam o que estavam a fazer: “Têm a certeza de que conseguem fazer assim tantos?”
Parece que tu e a equipa se provocavam mutuamente e isso foi adquirindo dimensões cada vez maiores! (risos)
Mas no fim, a equipa conseguiu fazer tudo e não deixou nada de fora. Então disse-lhes que tinham feito um bom trabalho! (risos)