Então, após um ano a trocar bolas, já quase tinham completado o cenário para este título. Mas pergunto-me, Takeda-san, se houve coisas em particular às quais prestaste atenção no cenário para um videojogo, dado que normalmente trabalhas em cenários para TV e filmes.
Como normalmente trabalho na escrita para TV e filmes, sei que a arma mais efetiva no arsenal de um escritor de cenários é o elemento “surpresa”.
Certamente, quando algo de surpreendente acontece, isso agarra o espetador. Normalmente, se as coisas correrem precisamente conforme o esperado, não ficarão comovidos.
Construídos a partir de “surpresa e traição”... é uma forma interessante de o dizer! (risos)
Então estás a dizer que existem ocasiões em que a personagem, que tinhas sido tu até àquele ponto, subitamente se torna outra pessoa.
É isso mesmo. Já jogo há décadas e senti isso muitas vezes. Foi por isso que não usei “traição” nesse sentido. Evitei usar a palavra “traição” e “surpresa” em relação às palavras e às ações vindas do próprio herói, e decidi usá-las apenas nos eventos variáveis que ocorrem no mundo exterior. Como foi a primeira vez que tive a oportunidade de estar envolvido a fundo num único título, tinha uma consciência acrescida destes problemas quando estava a criar a história.
Não, acho que não discuti isto com ele. Como foi a primeira vez que estive tão envolvido num projeto destes, havia certas regras que eu havia estabelecido.
Não propriamente, mas discutimos uma coisa muito semelhante logo ao início. O herói deste jogo é Shulk, e fizemos questão que um dos temas fosse “um herói não-odiado”.
É algo que senti em relação aos meus próprios jogos, claro, assim como em relação a jogos de outras pessoas. Essencialmente, muitas vezes os heróis e heroínas em RPG acabam por ser odiados. Naturalmente existem também personagens amadas, mas diria que, no geral, acabam a ser odiadas. Acho que isso advém do grande investimento emocional que o jogador fez no herói ou na heroína.
Esse é o reverso da moeda. Precisamente porque os jogadores gostam tanto deles, esse amor todo pode transfomar-se facilmente em ódio. Mas desta vez estabeces a ti próprio o desafio de evitar isto.