Então Kiyota-san disse-nos que estava completamente esgotada. Então seria justo dizer que os e-mails de Takahashi-san eram redigidos de forma extremamente precisa e hábil com o objetivo de fazer sobressair os pontos fortes de cada um de vós?
Tenho tendência a não polir as minhas palavras quando estou a falar de coisas que considero importantes. Então reescrevia o rascunho do meu e-mail de forma mais leve e depois enviava-o à equipa que tratava da música.
Mas agora que sei que era outra pessoa a escrever aqueles e-mails, a moeda caiu finalmente. Pelos e-mails fiquei com a impressão de que não era a opinião de uma única pessoa.
Assim, mesmo quando havia um ponto de exclamação, por exemplo, ficavas a pensar no que significaria esse ponto de exclamação.
Mas ao mesmo tempo, se exprimires exatamente os teus pensamentos, certas pessoas poderão não saber lidar com isso. É por isso que tens de ter alguém a mediar, a suavizar as coisas, por assim dizer. Mas mesmo com esta pessoa no meio a suavizar os e-mails, ainda parece que Kiyota-san foi bastante afetada.
Assim que ultrapassámos a fase intermédia do projeto, parei de escrever tantos e-mails duros. Imagino que seja porque já todos tinham adquirido a capacidade de avaliar a atmosfera certa e de conjugar o seu trabalho com o dos outros.
Bem, penso que depois de ultrapassarmos a fase intermédia do projeto, conseguimos ver a direção que a composição precisava de seguir. Ao início, era bastante duro, como podes imaginar. Kiyota-san e eu quase chorávamos todos os dias.
Ao início, éramos equipas separadas com os nossos sons distintos. Takahashi-san dizia-nos repetidamente que precisávamos de colocar muita ênfase em dar ao mundo do jogo uma sensação unificada, e não podíamos deixar que tivesse um som desarticulado. Ele dizia isso porque a música que estávamos a fazer não era consistente. Independentemente dos nossos esforços, no início tinhas uma secção de Kiyota-san e a seguinte seria de Ace+. Só com o passar do tempo é que conseguimos juntar tudo.
Exatamente. Visitávamos as casas uns dos outros e víamos como estávamos a trabalhar, a começar pela configuração que estávamos a usar para criar o conteúdo áudio. Olhavam para o equipamento que tinha usado até àquela altura e eles viam toda a espécie de pequenos pormenores, perguntando-me coisas como: “Que tipo de som é que isso faz?”