Quanto tempo demoraste a escrever o enredo de The Last Story?
Comecei a escrevê-lo quando fui almoçar com o Fujisaka-san e com um programador da equipa de desenvolvimento. Tivemos uma discussão bastante acesa em relação às diferenças de filosofia e estilo entre os RPG japoneses e ocidentais e as imagens mostradas em vídeos promocionais. Estávamos a dizer: “Deveria ser assim... Não deveria ser assim...” E da discussão emergiu uma visão do que o enredo deveria ser.
Então não escreveste tudo sozinho; o enredo foi adquirindo forma no decurso das discussões entre vocês os três ao determinarem a abordagem que iriam adotar para The Last Story.
Exato. Na verdade, passámos muito tempo de volta do protótipo7 durante as fases iniciais. 7O protótipo é usado durante o processo de desenvolvimento para fazer experiências com funcionalidades do jogo.
Não, usei o mesmo método com o FF VII8 e passei cerca de um ano nele. Mas desta vez demorou mais. 8Final Fantasy VII é um RPG para a Sony PlayStation lançado em Janeiro de 1997 no Japão.
Certo. Para começares tens de fazer com que as coisas se movam aqui e ali e isso leva ao próximo passo.
Se não experimentares, não saberás qual a sensação de jogar. Mas um ano e meio ainda é muito tempo. Esse período foi muito duro?
Às vezes sim, mas também teve um lado divertido. Uma das coisas que inventámos nessa altura foi a Test Dungeon, que ainda está no programa do jogo usado para a produção final. É uma divisão perfeitamente quadrada, monótona e sem qualquer caraterística especial, mas quando estávamos a tentar melhorar o sistema, íamos para essa divisão e toda a gente jogava.
É simples, o que significa que não te vais distrair com o ambiente rico em detalhes.