Então, o Sakaguchi-san queria que tu compusesses música com uma abordagem totalmente diferente do que tinhas feito antes. No que é que pensaste, ao abordar esta tarefa?
Creio que essa relação entre o RPG padrão e a música é bastante semelhante à música que ouvimos enquanto corremos. Por isso, se jogar um jogo for como correr, o objetivo da música é dar-nos uma sensação de ritmo.
É verdade. Pelo contrário, a música no cinema tem tendência para ser um pouco mais emocional, cria um espaço onde o espetador pode ficar comovido. Como é criada para se enquadrar no conteúdo emotivo de cada cena, utiliza uma grande variedade de música diferente. Mas, com a música de batalha deste título, não sabemos o que vai acontecer, por isso a música não pode ser ligada integralmente à cena, como acontece com a música de um filme. Mas, dito isto, creio que conseguimos alcançar um efeito comparável.
O que considero curioso, Uematsu-san, é o facto de teres conseguido criar música que correspondia à visão do Sakaguchi-san para o jogo, apesar de teres ouvido apenas que o teu esforço inicial estava “todo mal”. Como é que lidaste com isso? Tiveste ideias próprias para alcançar os objetivos?
O Sakaguchi-san disse algo há muito tempo e que nunca me saiu da cabeça. Discutíamos ideias para músicas, quando trabalhávamos em FFIII9, e ele pediu-me que pensasse em maneiras de usar a música para exprimir emoções no jogo em tempo real. Ainda me lembro disso distintamente. 9 Final Fantasy III foi um jogo RPG lançado no Japão, para a Famicom, em abril de 1990.
Então o que o Sakaguchi-san te disse há mais de duas décadas ficou contigo, e recordaste isso durante este projeto.
Deve ser bastante difícil criar algo completamente diferente num só mês, por isso deste por ti naquilo que pode ser descrito como uma situação extrema.
Foi certamente difícil. Queria que a música tivesse esse elemento de tempo real, mas a última coisa que queria era perder as melodias do Uematsu-san. Sabia que não fazia sentido tentar encaixar canções em cenas emocionais do jogo. A dificuldade de expressar emoções através da música é um assunto com o qual lidamos há mais de 20 anos.
Creio que, em última análise, não existe uma solução simples. Mas nós os dois falávamos de vez em quando de como a natureza dos videojogos nos permitia tentar certas soluções para esse problema, ao utilizar programação inteligente para alcançar o efeito desejado.
Compreendo. Então, apesar de não terem trocado e-mails durante um mês, o Uematsusan tinha uma espécie de diálogo com o Sakaguchi-san, na sua cabeça.