Tenho a sensação de que vocês os dois estão envolvidos num jogo do apanha, já que o Sakaguchi-san te “atira” a visão do mundo do jogo que quer criar, que tu depois apanhas e lhe devolves em forma de música.
Sim, tens razão. No princípio, havia um vazio entre o que o Sakaguchi-san queria e o que eu tentava exprimir, mas, com o passar do tempo, o Sakaguchi-san deixou de me tentar dizer o que fazer. Desde o primeiro Final Fantasy que ele deixa tudo ao meu critério.
A única vez em que tivemos opiniões diferentes foi no primeiro título Final Fantasy, não foi?
Exato. Mas sempre foste muito específico em relação à direção global dos jogos que crias. Isso foi notório no caso de The Last Story.
Então, para o Sakaguchi-san, é extremamente importante que os elementos do jogo se enquadrem todos na sua abordagem geral. Ele dá-te liberdade para exprimires as coisas do modo que queres, na tua área de especialização, mas recusa-se a fazer compromissos quando se trata da sua visão geral para o jogo.
É verdade. Ele diz-nos sempre quando seguimos pelo caminho errado. O Sakaguchisan também compõe música, por isso é muito exigente nesse aspeto. Creio que é difícil atirar-lhe areia para os olhos! (risos)
Ah, custa ouvir essas palavras, sobretudo quando sabemos que somos culpados dessas coisas... (risos)
Custa, sem dúvida! (risos) Recordo que o Sakaguchi-san uma vez apareceu no estúdio durante as gravações, e havia uma única nota no lugar errado. Disse: “ei, essa nota não combina com as outras.” Depois foi-se embora, não disse mais nada.
É sem dúvida bastante diferente do episódio em que mudaste de opinião quando a ordem das músicas de FF1 foi alterada. (risos)
Falámos da importância da direção global do jogo para ti, Sakaguchi-san. Mas com que exatidão transmites a tua visão ao Uematsu-san? Deve ser difícil explicar algo tão abstrato como isso?
É. Podemos explicar o mundo do jogo ou a história com palavras, mas, sem imagens reais, pode ser difícil transmitir a nossa visão da direção global. Por isso, o Uematsu-san trabalha a música vezes sem conta, enquanto jogamos uma espécie de jogo do apanha. Mas eu tenho cuidado para não lhe dar instruções demasiado específicas. Não digo coisas como: “Devia soar como esta parte desta ópera...” Se fizer isso, ele acaba por se sentir preso a essa música em particular e o resultado final não será bom.