a entrevista original foi publicada a 17 de agosto de 2010.
Hoje junto-me pela terceira vez ao Sakaguchi-san e também ao Nobuo Uematsu, que foi responsável pela música de The Last Story. Bom, vocês os dois trabalham juntos há bastante tempo. Podem dizer-me como é que surgiu a vossa colaboração? Como é que se conheceram?
Trabalhava como diretor na empresa, que, na altura, era composta apenas por funcionários em regime de part-time. Estávamos a meio da fase de desenvolvimento do nosso primeiro título, The Death Trap2, e procurávamos alguém que fizesse a música. 2The Death Trap foi um jogo de aventura para PC, lançado apenas no Japão. Foi o primeiro título desenvolvido pela Square, e Hironobu Sakaguchi foi responsável pelo cenário do jogo.
Precisamente. Penso que o Uematsu-san tinha um part-time em Hiyoshi na altura, certo?
Sim, é verdade. Trabalhava numa loja de aluguer de cassetes, um lugar que hoje em dia as pessoas nem conseguem imaginar que tenha existido. (risos) O Sakagushi-san começou a aparecer, de vez em quando, e eu dava-lhe as minhas cassetes demo. Um dia, encontrei-o por acaso na cidade e ele disse-me: “A Square vai ser uma empresa totalmente independente. Queres juntar-te à equipa?” Respondi-lhe imediatamente: “Sim, quero!” (risos)
Tive muita sorte, porque não tive de fazer um exame para entrar na empresa! (risos)
Entrei para a HAL Laboratory3 após trabalhar lá em part-time, por isso nunca tive de passar por um processo de recrutamento ou de fazer qualquer exame! (risos) Diria que, naquela altura, a maioria das empresas criadoras de software funcionava da mesma maneira. Juntava-se um grupo de pessoas que acreditavam que conseguiam criar algo interessante em conjunto, e isso transformava-se depois numa empresa. Não havia necessidade de passar por procedimentos formais. 3HAL Laboratory, Inc. é uma criadora de software que trabalhou nas séries Kirby e Super Smash Bros. Após a sua criação, em 1980, Satoru Iwata trabalhou na empresa em part-time, enquanto estudava na universidade, e tornou-se funcionário a tempo inteiro após terminar a licenciatura.
Não, acho que não enviaste. Aliás, agora que falas nisso, acho que nunca vi o teu currículo! (risos) Só descobri mais tarde que o Uematsu-san estudou literatura inglesa.
Era apenas um fã normal de música. Não gostava muito de música clássica. Ouvia rock e pop na rádio, a altas horas da noite, e sonhava ter uma carreira relacionada com a música. Isso foi quando andava na escola secundária e parecia ser um sonho impossível. Fiz cassetes demo e enviei-as para vários lugares, mas não se trata de uma indústria onde se encontre trabalho facilmente. Quando conheci o Sakaguchi-san, não tinha estudado música formalmente. Por isso, senti-me bastante sortudo quando este trabalho me foi oferecido. Senti que tinha sido obra do destino.
Falei com o Koji Kondo-san4 recentemente sobre o 25.º aniversário de Mario. Ele disse que teve a oportunidade, no segundo título em que trabalhou, de criar o tema de Super Mario Bros., que agora toda a gente conhece. Também disse que sentiu que fora obra do destino. Dizes que tiveste sorte, Uematsu-san, porque estavas no sítio certo à hora certa, mas talvez tenha sido também obra do destino, que funciona de maneiras misteriosas. 4Koji Kondo foi responsável pela criação da música de vários videojogos, incluindo as séries Super Mario Bros. e Legend of Zelda. Trabalha na divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento (EAD) da Nintendo.
Agora é possível estudar numa universidade especializada, mas, naquela altura, fazer música para videojogos não era uma opção de carreira conceituada. Sinto que as pessoas que se esforçavam por ganhar a vida através da música acabaram por trabalhar em videojogos. Sinto que houve muitas pessoas nesta indústria que queriam trabalhar no cinema, por exemplo, mas os seus sonhos não se tornaram realidade. Isso fez com que, naquela altura, houvesse um verdadeiro desejo de criar algo novo e original nos videojogos, para compensar o facto de as coisas não terem corrido como tinham sido planeadas.