Então, passaram um ano juntos, nesse processo de tentativa e erro, com “Tofu kun”. Qual foi a maior dificuldade que enfrentaram durante esse período?
Ao tentarmos criar um sistema de batalha novo para The Last Story, as nossas palavras-chave foram “ordem” e “caos”. O conceito central era que, ao impor ordem no caos do campo de batalha, seria possível alcançar a vitória.
Então temos de manter a ordem no nosso lado, enquanto tentamos fazer com que a ordem do nosso inimigo se transforme em caos.
Isso mesmo. O herói, Zael, tem um poder chamado “Gathering”, que lhe dá um certo nível de controlo da ordem e do caos. Ao usar o “Gathering”, ele chama a atenção de todos os inimigos, o que significa que o Zael pode andar pelo campo de batalha e tirar o inimigo da sua posição. Mas não conseguíamos fazer com que funcionasse. Causava bastante desordem no campo de batalha, algo que não se tornava vantajoso para ninguém. Receámos que o uso do “Gathering” pudesse de facto fazer com que perdêssemos a batalha.
A meio do processo, comecei a pensar que era possível que estivesse errado quando disse que o “Gathering” simbolizava a ordem.
Foi por isso que nos afastámos desse conceito a meio do processo. Não queríamos sentir-nos demasiado constrangidos pelo “Gathering”, e queríamos voltar ao básico, para ver qual seria a melhor maneira de utilizar essa ideia de um modo interessante.
O maior desafio com que nos deparámos foi a necessidade de adaptar a força do “Gathering” aos inimigos que enfrentávamos, ou à situação no campo de batalha. Por exemplo, um dos nossos companheiros pode ser um feiticeiro, que lança um feitiço durante a batalha. Enquanto ele lança o feitiço, os inimigos podem cercá lo. Se o Zael usar o “Gathering”, pode tornar-se um chamariz e atrair para si a atenção de todos os inimigos5. Mas depois temos de decidir em que momento é que os inimigos devem voltar a centrar a atenção no feiticeiro. Um inimigo pode pressentir o perigo e olhar para o feiticeiro, enquanto outro pode manter o olhar fixo no Zael. 5 Aqui existem mais pormenores sobre o “Gathering”.
A questão é que queríamos adaptar o modo como os inimigos respondiam ao “Gathering”, dependendo da situação de batalha específica.
Demo-nos ao trabalho de alterar a formação e as táticas do inimigo em cada batalha, logo teria sido uma pena se o “Gathering” tivesse sempre exatamente o mesmo efeito. Foi por isso que acabámos por seguir uma abordagem sistemática e unificada em relação ao “Gathering”, mas esforçando-nos imenso por adaptar o seu alcance, entre outros aspetos.
De um modo geral, o sistema “Gathering” funciona da mesma maneira ao longo do jogo. Contudo, sem os ajustes que fizeram aos parâmetros, para que se adaptasse a cada caso individual, não teria funcionado como tinham previsto inicialmente. Continuaram a fazer esses ajustes, mesmo depois de terem passado do “Tofu-kun” aos gráficos reais do jogo?