Com o Sakaguchi-san a aceitar um desafio tão grande com The Last Story, imagino que o que ele procurava da música era diferente dos projetos anteriores. Ouvi dizer que foi bastante difícil para ti satisfazer essas exigências, Uematsu-san. Podes falar-me um pouco sobre isso?
Claro que sim. Pela primeira vez em muito tempo, dei por mim no caminho errado e foi uma tarefa muito complicada. Quando o Sakaguchi-san me falou deste projeto, aceitei-o prontamente, e disse-lhe que, se ele concordasse, eu o faria. Pediu-me que começasse a trabalhar no tema principal, na música de batalha e na música para a cidade. Fiz o que é habitual fazer e apresentei-lhe o trabalho... Foi aí que recebi um e-mail muito, muito longo, onde ele basicamente dizia: “Isto está tudo mal!”
Então ele não te disse apenas que estavas no caminho errado. Disse-te que estava tudo mal! (risos)
Exato. Começou por me dizer o que queria alcançar com este jogo, e acabou a pedir que fizesse tudo de novo. Pensei: “Está bem, isto é sério.” Mas não tinha alternativa, não podia desanimar. (risos) Tive de pôr completamente de parte todas as ideias que tinha sobre The Last Story.
O Sakaguchi-san foi tão claro que, de uma só vez, fez com que todas as ideias e imagens que tinhas sobre The Last Story se tornassem inutilizáveis.
É verdade. Depois, quando pensei no que tinha feito mal, cheguei à conclusão de que aconteceu porque o Sakaguchi-san tinha proposto a si mesmo um desafio totalmente novo. Percebi que ele não tinha qualquer intenção de continuar a fazer jogos RPG semelhantes aos que haviam sido feitos antes.
Então houve um desejo de realizar algo que não podia ser feito seguindo apenas a fórmula antiga. E esse foi o desafio para este projeto.
Exato. Nos títulos em que trabalhei até então, como FF, Lost Odyssey7 e Blue Dragon8, tinha a consciência de que seguiam o padrão clássico dos jogos RPG. Mas sabia que isso não seria suficiente, neste caso. Não bastava criar um estilo de música diferente. Sabia que teria de alterar radicalmente o modo como abordava a tarefa. 7Lost Odyssey é um jogo RPG criado pela Mistwalker lançado no Japão, em dezembro de 2007. Hironobu Sakaguchi supervisionou o projeto como produtor. 8Blue Dragon é um jogo RPG criado pela Mistwalker lançado no Japão, em dezembro de 2006.
Então percebeste que não terias alternativa, terias de te esforçar mais e redefinir a abordagem que desenvolveram juntos ao longo de 25 anos de colaboração.
Quando leste o meu e-mail, imagino que tenhas sentido que te devia ter dito tudo aquilo no início! (risos)
A música de batalha foi particularmente difícil, não foi? Alterei por completo o sistema de batalha neste título, quis que a ação acontecesse em tempo real. Para isso, queria que a música tivesse o mesmo tipo de urgência. Mas não sabia ao certo como alguém podia transmitir uma sensação de “tempo real” através da música, por isso tivemos mesmo de seguir a abordagem de tentativa e erro.