a entrevista original foi publicada a 17 de agosto de 2010.
Hoje gostaria de falar do sistema de The Last Story com o Sakaguchi-san e o Matsumoto-san, da AQ Interactive1, que trabalharam no projeto desde o início. 1 AQ Interactive foi uma empresa japonesa criadora de jogos. Em 2011, fundiu-se com a Marvelous Entertainment, que se tornou assim a Marvelous AQL Inc.
É um prazer estar aqui hoje. Fui responsável pelo desenvolvimento do sistema de The Last Story. Trabalhei com o Sakaguchi-san em Blue Dragon2 e tenho trabalhado com ele nos últimos sete anos e meio. 2 Blue Dragon foi um jogo RPG lançado no Japão, em dezembro de 2006. Foi desenvolvido pela Mistwalker e Artoon, que mais tarde se tornaram a AQ Interactive.
Gostava de começar por vos pedir que me dissessem como começou originalmente o projeto de The Last Story.
Bom, começou comigo a criar um documento de planeamento para o jogo. Depois, por volta da mesma altura, encontrei-me com o Matsumoto-san para um copo em Daikanyama, em Tóquio, e falámos do estado dos videojogos. Diria que foi aí que tudo começou, não foi?
Concentrámo-nos principalmente nas lições que achávamos que tínhamos aprendido com Blue Dragon, um jogo que criámos juntos. Para começar, houve o facto de o jogo não ter sido bem aceite pelos jogadores europeus e norte-americanos. Depois, falámos das diferenças entre o público japonês e os consumidores ocidentais. A julgar pela reação dos jogadores aos nossos jogos, chegámos à conclusão de que talvez tenhamos escolhido um caminho relativamente fácil ao criar demasiados jogos com o mesmo estilo.
Foi no final dessa discussão que prometemos criar uma abordagem nova e prometemos fazê-lo em breve. Foi isso que incentivou a criação do protótipo, “Tofu-kun”3.
3 Tofu-kun foi um protótipo criado com o objetivo de desenvolver o sistema de The Last Story. “Tofu” é uma referência à cabeça das personagens, que se assemelham a blocos de tofu.