Com o lançamento iminente de The Last Story, qual consideras ter sido a parte mais difícil do longo processo de desenvolvimento, Matsumoto-san?
Isto é algo que não quis mencionar até agora, mas na verdade ouvi membros da equipa a perguntar: “Até quando é que o Matsumoto-san tenciona continuar a dar ouvidos ao Sakaguchi-san?” Ouvi isso na casa de banho do escritório.
Ah, o que acabas de dizer fez-me lembrar a primeira vez em que trabalhei com o Miyamoto-san. Ele disse-me: “Quando fazemos um jogo pela segunda vez, aí começa a diversão.” Ele queria dizer que haverá sempre aspetos de que não estamos cientes até que o jogo esteja completo e a funcionar. Mas, quando temos uma quantidade de tempo limitada, tudo se resume à energia que podemos dispensar para continuar a fazer pequenas alterações.
É verdade. Com jogos a serem criados no mundo inteiro, se quisermos que a nossa visão de criador seja transmitida, temos mesmo de nos concentrar no que queremos criar, por mais difícil que isso possa ser. Foi por isso que quis continuar a trabalhar enquanto me deixaram.
A pessoa responsável pelo projeto na Nintendo deu-me relatórios de progresso, e pensámos num modo de os ajudar a pôr em prática a visão que tinham. Creio que isso foi mais importante do que cumprir o prazo original. Mas não sei como é que a equipa continuou tão motivada, apesar de ter de correr uma maratona sem ser capaz de ver a meta. Como é que conseguiram fazer isso?
Bom, a primeira coisa que devo dizer é que tinham todos imenso medo do Matsumoto-san. (risos) Depois houve também o facto de os programadores se estarem a divertir bastante. Vejamos, por exemplo, uma única criatura do jogo, o ogre. Bom, esse ogre estava acorrentado, e a programação necessária para criar as correntes foi claramente demasiado elaborada. Os programadores adoraram trabalhar em coisas assim.
Porque tiveram uma reação positiva do Sakaguchi-san. Inseriam um elemento como esse no jogo, pediam ao Sakaguchi-san que o analisasse, e ele dizia logo: “Ah, gosto disso!”