O núcleo da história
The Last Story tem uma única história central que guia o jogador, enquanto este caminha rumo ao objetivo final. Mas, ao mesmo tempo, permitiram que fosse sempre possível jogar de um modo diferente. Penso que podem afirmar justificadamente que cada pessoa joga à sua própria maneira. Sakaguchi-san, sentiste que precisavas de seguir essa abordagem, para que os jogadores aceitassem o que tentavas alcançar?
Então estás a dizer que não ponderaste eliminar esse elemento central de um RPG clássico, a história. Até agora, os RPG esforçaram-se por inventar várias maneiras diferentes de aumentar o conteúdo a que temos acesso após terminar o jogo, para garantir que o jogador o queira continuar a jogar. Mas, com este título, tentaram fazer algo diferente. Tenho a impressão de que o objetivo foi dar ao jogador uma liberdade infinita dentro do jogo e, ao mesmo tempo, garantir que o jogador o queira jogar de novo. Tencionam alcançar isso fazendo com que o jogador pense noutras maneiras de abordar o jogo.
Matsumoto-san, dirias que partilhaste a opinião do Sakaguchi-san desde o princípio?
Sim, partilhei. Comecei por perceber que mesmo alguém como o Sakaguchi-san estava disposto a reavaliar o modo como tínhamos trabalhado até então. Isso inspirou-me a observar o que havíamos criado até à altura e a pensar a sério no tipo de jogo que queríamos apresentar às pessoas. Nesse aspeto, começámos do nada.
Mas creio que o RPG é um género de jogo que satisfaz esses dois tipos de jogadores. Os RPG devem ser construídos de modo a agradar a uma grande variedade de jogadores, e o facto de podemos dedicar bastante tempo a acumular experiência e a progredir no jogo dá-lhes um aspeto acolhedor e único. Depois de fazer Blue Dragon, arrependi-me de não ter feito o jogo mais generoso para os jogadores. Penso que isso está relacionado com o apelo geral de que falaste agora.
Na verdade, não creio que The Last Story seja como a cozinha francesa. É comida com um sabor totalmente novo. O sistema de jogo e a história que o Sakaguchi san criou são como sabores novos que atraem o jogador e que o levam a provar os outros pratos. O que nós queremos mesmo é que o jogador fique connosco até ao café no final da refeição.