Sakaguchi-san, do teu ponto de vista, que aspetos da música de The Last Story foram mais difíceis de fazer bem?
E isso foi algo que conseguiste fazer porque o Uematsu-san usou tantos elementos diferentes nesse tema de batalha, que durava mais de cinco minutos.
É verdade. Se ouvirmos essa música de batalha de cinco minutos, podemos perceber que partes foram usadas em cada situação específica de batalha. Creio que, se tivéssemos apenas juntado duas peças de música que foram compostas separadamente, não se encaixariam com facilidade. Mas, como a música foi originalmente escrita como uma só peça, parece tudo muito natural, mesmo estando dividida e sendo usada de acordo com a situação. É por isso que, apesar de todas as diferenças na música de batalha, tudo parece ser bastante fluido.
Como a música não foi escrita em separado, mesmo que a cortem e voltem a juntar, não há problema.
Exato. Mas, dito isso, nós cortámos a música de batalha aos bocados, ao ponto de eu pensar se haveria algum problema em dividi-la em tantas secções diferentes.
Há um único refrão que faz parte da música de batalha e que usámos ocasionalmente em cenas de acontecimentos. Por acaso, resultou surpreendentemente bem.
Ah, adorava poder fazer isso. Mas talvez essa seja uma discussão para outro dia... (risos)
A ideia era ser diferente daquilo que se espera da estrutura de um RPG. O vosso plano era que o som do jogo criasse um todo coerente, certo?