Sakaguchi-san, fizeste jogos para uma variedade de plataformas. Gostaria de te perguntar como te sentiste ao desenvolver um jogo para a Wii.
OK. Quando trabalhei em plataformas de hardware com visores HD11 que tinham uma resolução maior do que a Wii, dei muita importância ao fluxo de trabalho e ao ‘pipeline’12. Isto é prática comum na indústria cinematográfica – garantir que o ‘pipeline’ está firme no seu lugar, garantindo assim que criarás imagens de maior qualidade. Mas desta vez, para a Wii, comecei por criar o protótipo e depois analisei isso, o que implicou usar um método totalmente diferente do que usei para o hardware em que tinha trabalhado até aí. 11HD significa “alta definição” e significa que a resolução é mais alta do que a que é usada para transmissões televisivas SD (definição standard) analógicas. 12O termo ‘pipeline’ é usado aqui para se referir ao sistema que permite que dados como os que são usados para gráficos e animação, sejam transferidos facilmente para o software durante o processo de desenvolvimento.
Então dirias isso porque quando estavas a trabalhar na Wii, embarcaste em muitas aventuras e experiências e conseguiste tornar o jogo mais expansivo?
Em parte, sim. Para ser sincero, penso que as imagens em HD que se tornaram populares na indústria da televisão ainda são, na minha opinião, exageradas para o mundo dos videojogos. Os criadores tendem a permitir que toda a sua energia seja dirigida para a manutenção da alta qualidade nos gráficos.
Embora seja necessário utilizar totalmente essas capacidades gráficas no futuro, se toma o tempo todo de um criador, outros aspetos do jogo acabam por ser negligenciados.
Sim, concordo. Mas não queria mesmo permitir que a qualidade dos gráficos baixasse só porque estávamos a trabalhar na Wii, que não tem gráficos HD. Penso mesmo que, no fim, o que criámos tem muito valor em comparação com outro hardware. Conseguimos implementar a textura das pedras e da água, por exemplo. A outra área importante é o movimento.
Ah, sim. Normalmente, se o movimento, o modelo e a resolução não estiverem todos ao mesmo nível, o movimento parecerá pouco natural. Se um desses três elementos for visivelmente superior aos outros, tenderá a sobressair. Mas neste título, estão todos perfeitamente alinhados. Dá para ver a energia que colocaram nisto.
Algumas decisões fui eu que tomei, sim, mas os diretores de arte 3D, incluindo Fujisaka-san, também deram o seu contributo. Muitas vezes bebíamos qualquer coisa e discutíamos a teoria por detrás do jogo, para discutirmos a direção em que as coisas deveriam seguir. As pessoas tendem a ter uma ideia errada de mim se eu não me certificar de que toda a gente está no mesmo pé.
Basicamente tento delegar o máximo que posso a outras pessoas dado que muitas vezes isto dá origem a boas ideias que não esperavas. Claro que farei comentários e sugestões, mas muitas vezes os membros da equipa mais novos fazem coisas à sua maneira sem eu saber. (risos) Isso pode levar a resultados impressionantes e o meu objetivo é conseguir controlar este processo para que possa passar o testemunho a outros e deixá-los continuar.