Falas de alguém que supervisione a criação de todo o conteúdo áudio?
Acredito que, se os jogos forem desenvolvidos deste modo no futuro, vão precisar de um diretor de áudio.
Exato. Mas não me refiro à pessoa que cria a música. Refiro-me a alguém cujo papel é supervisionar todo o processo, do som ambiente ao modo como a música é usada e à sua exatidão. Penso que esse é um cargo que poderá ser necessário nos videojogos do futuro.
Na vida real, a impressão que temos altera por completo, dependendo da energia do som. Como é difícil ser-se objetivo sobre algo que nós próprios criámos, aquilo de que falamos é de alguém que não foi responsável pela criação da música ou do som ambiente, mas que é responsável pelo equilíbrio geral.
Não há dúvida de que a impressão que temos de uma canção se altera por completo quando é misturada na perfeição com o som ambiente e de fundo.
Há pouco, o Sakaguchi-san falou da música nos RPG até hoje, onde o seu papel tem sido semelhante ao da música que ouvimos enquanto corremos. Penso que era por isso que os jogos precisavam de música que os jogadores podiam ouvir continuamente, sem se cansarem dela. Mas, com este jogo, o Sakaguchi-san propôs-se um desafio novo, e penso que quis que o jogador sentisse que a música tinha sido abordada de um modo diferente.
Então não tiveste a tarefa de implementar o som no jogo, Sakaguchi-san? Suponho que pedes à pessoa responsável pelo áudio para a implementar, e depois corriges apenas as partes que pensas não estarem perfeitas.
Uematsu-san, sentes que o modo como a música foi usada se enquadra naturalmente no jogo?
Penso que funciona muito naturalmente. Existiu um período em que houve uma troca de e-mails entre mim, o Sakaguchi-san e a pessoa responsável pelo som, onde discutimos a música em todos os seus pormenores. Tive dificuldade em seguir partes da discussão, mas fiquei satisfeito com o resultado final. Quando trabalhamos na música sozinhos, longe da equipa de desenvolvimento, por vezes podemos perceber tudo ao contrário e acabamos por seguir na direção errada.