As primeiras versões do Balance Board apenas te permitiam balançares para a esquerda e para a direita, mas, com os quatro sensores, já era então possível balançares para a esquerda, para a direita, para a frente e para trás, e por causa disso, existiram não só grandes alterações ao nível das especificações, como também o design teve de passar por um longo processo de tentativa e erro.
Como as balanças foram a base inicial deste projecto, o esboço do primeiro Balance Board era quase totalmente quadrado, tal como as balanças de casa de banho. Tentei subir para cima dela e fazer alguns exercícios, mas sentia que havia algo que não batia certo. Após ter tentado fazer flexões no Balance Board, disse à equipa que queria que eles alterassem as dimensões para que passasse a ter uma largura aproximada à largura dos ombros, ao que eles de imediato levantaram objecções do género “como sabes, vai ficar muito mais caro se o fizermos maior.”
Uma vez que é vendido juntamente com o software, suponho que tenha havido uma tendência para reduzir o custo onde fosse possível, nem que a diferença fosse de apenas um iéne.
Bom, ao início fui eu que lhes disse para tentarem reduzir os custos o mais possível, por isso não posso censurá-los! Apesar de a versão em formato quadrado do Balance Board ser desconfortável de utilizar, o processo de design já tinha percorrido um longo caminho, por isso sabíamos que tínhamos de dar o nosso melhor para aperfeiçoar o projecto… (sorriso espirituoso)
Ora aí está – em último recurso, viras a mesinha de café de pernas para o ar11! (risos) 11 Trata-se de uma referência a uma série humorística animada do Japão chamada Hoshi of the Giants. O personagem que interpreta o papel de pai nesta série virou a mesinha de café de pernas para o ar numa altura em que a família estava a lanchar. A forma de trabalhar de Shigeru Miyamoto tem sido por vezes comparada a este episódio, por causa da sua tendência para fazer sugestões à última da hora, fazendo com que toda a gente tenha de andar a correr para conseguir concretizá-las antes que termine o prazo.
Ainda me lembro da expressão de estupefacção do programador de hardware quando soube que a dimensão do Wii Balance Board tinha mudado.
De qualquer das formas, quando usamos o Balance Board, conseguimos perceber o porquê de se ter optado pela dimensão que tem actualmente.
Snowboard Slalom 12 que vem incluído nos Balance Games (Jogos de Equilíbrio) do Wii Fit, em que graças à actual forma rectangular do Balance Board, parece mesmo que estamos em cima de uma prancha de snowboard. Não ia ser bem a mesma coisa se o Balance Board fosse quadrado, não é? Foi por isso que idealizei algo com formato rectangular, pois é muito mais adequado que algo quadrado, como as balanças de casa de banho. Para além disso, o Balance Board também não poderia ser muito grande, caso contrário, não seria fácil de encaixar numa sala de estar. Daí termos então optado por uma dimensão aproximada à dimensão média da largura de ombros de uma pessoa, embora possa ser um tamanho um pouco pequeno para pessoas de outros países com uma fisionomia maior. Medimos a largura de ombros de todo o tipo de japoneses, e finalmente acabámos por optar pela dimensão actual, após termos realizado uma série de modelos experimentais de diversos tamanhos. 12 Um jogo de equilíbrio de snowboard jogado no Wii Balance Board.
Chegaste inclusivamente a investigar a percentagem de pessoas que se iriam adaptar à dimensão do Balance Board, ajustando o tamanho tendo por base o tamanho médio dos pés dos cidadãos americanos não foi?
É verdade. Como estava previsto que o Reggie13 da NOA viesse ao Japão para participar em algumas reuniões, fizemos com que ele experimentasse o Balance Board, e até medimos a sua largura de ombros. (risos) 13 Reggie Fils-Aime, Presidente da Nintendo da América. Faz apresentações e comunicados quando a Nintendo realiza conferências de imprensa nos E.U.A.