Não existem muitos jogos que te façam mexer como o Wii Fit. Estou certo de que todos vocês devem ter descoberto coisas novas sobre o vosso corpo enquanto trabalhavam neste projecto. Minegishi, já tinhas interesse pelo equilíbrio do corpo humano antes de trabalhares no Wii Fit; como foi esta experiência para ti?
Lá isso é verdade! (risos) Nessas aulas, aprendi que as pessoas têm têndencia a curvarem-se para trás quando estão em pé, por isso tentei concentrar-me em levar o meu centro de gravidade para a frente, até ter a certeza que tinha adquirido um bom equilíbrio. No entanto, com o Wii Fit é até mesmo possível ver o nosso centro de gravidade no ecrã, e, quando subi para cima do Wii Board, qual não foi o meu espanto quando constatei que o meu centro de gravidade estava muito recuado! (riso forçado) No entanto, como continuei a jogar o Wii com uma regularidade diária, consegui corrigir o meu centro de gravidade, o que foi um alívio para mim.
Eu não sou tão fanático pelo equilíbrio quanto o Minegishi, mas tinha a sensação que o meu centro de gravidade estava um pouco desviado para a esquerda. Assim que comecei a usar o Wii Board diariamente, tornei-me muito mais consciente desta minha inclinação para o lado esquerdo, e foi então que comecei a fazer pequenas coisas, como mudar a mão com que seguro a minha pasta. O meu trabalho com este software acabou por ter influência no meu quotidiano, e por motivar alterações no meu estilo de vida. Esta é a verdadeira essência de um jogo relacionado com a vida do dia-a-dia, e espero que as pessoas que utilizam o Wii Fit também venham a sentir o impacto que este tipo de mudanças podem ter na nossa vida.
Para dizer a verdade, a mim preocupa-me mais o meu peso do que propriamente o meu equilíbrio. Achava estranho que apesar de me movimentar bastante de um lado para o outro todos os dias, não conseguia perder peso.
Se estava! (risos). Quando começou o período mais complicado do processo de desenvolvimento, tornava-se evidente ao analisar os gráficos que estava gradualmente a ganhar peso ao invés de o perder. Aliás, na minha opinião, esta é mais uma das muitas possibilidades que o Wii Fit oferece.
O stress realmente pode fazer engordar! E por falar nisso, alguma vez competiram entre vocês para ver quem conseguia perder mais peso?
Eles quiseram guardar alguns dados como amostra, por isso eu e a Arisa Hosaka, bem como outros membros da equipa, decidimos experimentar. Tínhamos uma TV enorme na sala de desenvolvimento, por isso toda a gente podia consultar os nossos progressos diários.
Portanto os detalhes acerca do peso de todos podiam ser vistos por qualquer um de nós! (risos) Disseram-nos que só iam aparecer as nossas mudanças de IMC, e que não tínhamos que nos preocupar porque ninguém ia ficar a saber o nosso peso. Mas sempre que tinha atenção com a alimentação e perdia peso, pensavam que o sistema estava a fucionar mal, e claro que ao voltarem a calcular os resultados para verificarem se estavam correctos, acabaram por descobrir o meu peso! (risos)
Mas também existiram muitos aspectos positivos durante este processo. A certa altura o meu peso baixou drasticamente, o que achei estranho tendo em conta que não tinha feito nada de especial para que isso acontecesse. Mas pouco depois fiquei doente, e desde então os GP (gestores de projecto), vinham sempre perguntar-me se estava tudo bem comigo quando o meu peso baixava.
Portanto tiveste não só a oportunidade de vigiar o teu estado de saúde, como também os outros acabaram por ter essa preocupação contigo. Que episódio comovente.