Nesta segunda sessão vou entrevistar os dois homens que estão por detrás do desenvolvimento do Wii Balance Board, o primeiro acessório para jogos capaz de medir o peso e o equilíbrio. Queria ressaltar que ambos provêm de divisões completamente diferentes: a Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento, que se centra no software, e a Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento, que se dedica ao desenho do hardware. Gostaria, em primeiro lugar, de pedir a Takao Sawano que se apresente e que descreva o seu papel no desenvolvimento do Wii Fit.
Chamo-me Takao Sawano e trabalho na Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento. Neste projecto do Wii Fit encarreguei-me da produção do Wii Balance Board. É verdade que a minha divisão é responsável pelo desenvolvimento de software, porém, como tinha trabalhado da divisão de hardware anteriormente, decidi, há alguns anos, incorporar um trabalhador com experiência nesse campo para que pudéssemos ter a liberdade de desenvolver, pelo menos, os nossos próprios protótipos. O nosso especialista em hardware, Hitoshi Yamazaki, trabalhou connosco no desenvolvimento do Wii Balance Board e estava previsto que assistisse a esta entrevista, mas teve que viajar para a China em negócios e, lamentavelmente, não estará aqui connosco.
Eu sou Takeshi Nagareda do Grupo de Desenvolvimento nº 2 da Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento, e encarreguei-me de dirigir o projecto de hardware do Wii Balance Board. Anteriormente, tinha estado a trabalhar na consola Wii, sobretudo no que diz respeito ao desenho de elementos como a placa base e os circuitos de saída de vídeo. Se surgia algum problema com um componente visual da consola, como os gráficos, por exemplo, eu era o primeiro a inteirar-me do assunto. Devido a isto, tive muitas oportunidades de relacionar-me com a equipa da Divisão de Análise e Desenvolvimento de Entretenimento, e creio que foi assim que acabei a trabalhar no Wii Balance Board.
Não, também colaborei estreitamente com a equipa de desenvolvimento de software quando desenhei os circuitos do bongo DK1, para um projecto conjunto com a Namco. 1 Comandos em forma de barril desenvolvidos para a Nintendo GameCube.
Não te juntas a uma empresa como a Nintendo esperando trabalhar num dispositivo para pesar jogadores, não é verdade? (risos)
Realmente intrigava-me como pensavam convertê-lo num acessório de jogo. Aliás, de facto, muito antes de começar a trabalhar com Takao Sawano, já se tinha falado na nossa divisão, em certa ocasião, sobre a possibilidade de desenvolver um comando que incorporasse a tecnologia usada nas balanças.
O Wii Fit era conhecido como Health Pack nas primeiras fases de desenvolvimento, das quais o senhor chefe, Genyo Takeda3, já estava ao corrente. 3 Director Geral da Divisão Integrada de Investigação e Desenvolvimento, responsável por consolas de vídeo de uso doméstico, tais como a N64, a Nintendo GameCube e a Wii.
Foi então, por volta dessa altura, que um grupo da nossa divisão começou a visitar vários fabricantes de balanças. Encontrámos algumas empresas interessadas na ideia de trazê-las para o mercado dos jogos de vídeo, mas como não havia exemplos anteriores de aplicações práticas não fomos capazes de convencer ninguém a participar neste projecto.
Agora parece uma oportunidade desperdiçada, mas suponho que era compreensível, tendo em conta que não tínhamos sequer uma ideia de como seria o produto final e não pudemos dar-lhes nenhum detalhe concreto. Mudando um pouco de assunto, Takao Sawano, estiveste a trabalhar noutro projecto de hardware antes do Wii Balance Board, certo?
Estive a dirigir o desenvolvimento de um título chamado Ningen Copy Manebito4 para a Nintendo GameCube. Hitoshi Yamazaki também colaborou na criação de um acessório, com funções de câmara, para este projecto. O software teria permitido aos utilizadores importar os seus retratos e criar, com eles, as suas próprias personagens. Infelizmente, este projecto nunca viu a luz do dia, mas a ideia acabou por ganhar vida com as personagens Mii. Pouco depois, comecei a trabalhar no nosso projecto para Shigureden5. Investimos muito tempo na criação de protótipos para cada uma das ideias que se nos ocorriam. Hitoshi Yamazaki foi uma grande ajuda. Havia uma serralharia perto da empresa e quando terminávamos de trocar ideias, dirigíamo-nos lá, conseguíamos os materiais e voltávamos para acabar o protótipo a tempo. Na exposição de Shigureden actual, há 70 monitores6 incrustados no chão. Experimentámos todo o tipo de coisas para tentar apresentar a ideia de forma visual; recordo-me, por exemplo, de ter colado tiras e tiras de fita adesiva no chão. Também estiveste na nossa apresentação, não é verdade?