Shigeru Miyamoto tinha-me dito que a ideia de medir o equilíbrio surgiu de colocar duas balanças uma ao lado da outra, o que eu não sabia é que tinha sido inspirada nos lutadores de sumo. Que grande surpresa! E assim começaste a investigar a medição do equilíbrio.
O que está muito bem para uma balança, mas não é nada útil num acessório de jogo. (risos) Ao fim e ao cabo, os jogos de vídeo processam 60 imagens por segundo. Um acessório que mandasse sinais apenas quatro ou cinco vezes por segundo, tornaria a resposta muito lenta, pelo que seria praticamente impossível desenvolver um jogo baseado nas variações do equilíbrio.
Precisamente por isso chegámos à conclusão de que as balanças clássicas não serviriam para os jogos. Pedimos à nossa equipa de software que modificasse o desenho do protótipo de forma a este enviar 60 sinais por segundo, e uma semana mais tarde apresentaram-nos o modelo para o teste de equilíbrio que aparece no princípio do exame físico do Wii Fit. Toda a gente gostou bastante e até Miyamoto-san ficou impressionado.
Isso foi mais tarde. Na altura apenas tentávamos criar novos jogos tendo em conta que o produto podia registar o equilíbrio à esquerda e à direita. Entretanto, pedimos aos nossos companheiros que mudassem o desenho do produto de forma a incluir dois sensores.
Ao pisá-lo, os codificadores rotatórios giravam demasiadas vezes. Este era o seu aspecto sem a tampa. Os dois codificadores estão realçados a vermelho.
Por outras palavras, a pressão produzida na tampa converter-se-ia em rotações que seriam calculadas pelos sensores ópticos; e o protótipo poderia até enviar 60 sinais por segundo.
Exacto, tal como o comando da Nintendo 64. Mas depois de ver o protótipo comecei a pensar que não era suficiente medir as variações no equilíbrio à esquerda e à direita, que o acessório precisava de algo mais para se converter num produto realmente divertido. Sugeri à minha equipa de software que podíamos acrescentar detecção do equilíbrio à frente e atrás. Mas eles recusaram. “ Há um monte de coisas divertidas que se podem fazer detectando apenas as variações de pressão à esquerda e à direita”, disseram-me. “Não é necessário detectar o equilíbrio à frente e atrás.” Mas eu estava convencido de que seria muito mais divertido se o produto detectasse as mudanças de equilíbrio em todas as direcções. O Wii Balance Board, por exemplo, poderia ser usado como um comando para os pés. Aceitei a opinião da equipa de software e não insisti num novo desenho, no entanto, comecei a investigar por minha conta como desenvolver um dispositivo que, para além do peso, detectasse as variações do equilíbrio em todas as direcções, tendo sempre em mente que os custos deviam ser baixos. Depois de reflectir muito, este foi o produto que disse a Hitoshi Yamazaki para fabricar.
A verdade é que simplesmente não tirámos o tempo necessário para arredondar as bordas porque tínhamos de apressar-nos (risos) O comando da Wii teria sido colocado no centro do dispositivo para que o sensor de aceleração9 integrado no comando da Wii pudesse medir o equilíbrio. Desta forma, apenas precisaríamos de um codificador rotatório para calcular o peso. 9 Mecanismo que também se encontra nos sistemas de airbag para medir a aceleração de um objecto.
Entendo. Ao integrar o comando da Wii poder-se-iam medir as variações no equilíbrio em todas as direcções e, por sua vez, os custos não encareceriam.
E, assim, começámos a pensar em desenhos que medissem melhor o equilíbrio e, finalmente, Hitoshi Yamazaki fabricou este protótipo.